quinta-feira, 13 de agosto de 2009




FESTA DE SENHORA SANTANA - GAMELEIRA(2009)

Este ano, a festa de Senhora Santana na Gameleira, no dia 26 de julho, teve um caráter especial ante a presença do Cidadão do Mundo, Dom Luiz Flávio Cappio, bispo da Diocese de Barra. Dom Luiz, antes de ser sagrado Bispo, ainda como Frei Franciscano morou como ermitão, durante muito tempo, em uma humilde casinha em cima da Chapada Diamantina, próxima a Gameleira. Assim não é um desconhecido na comunidade de Gameleira, antes, pelo contrário é figura importante e benquista na região. Por isso o povo de Gameleira não tinha nenhum acanhamento em se aproximar daquela celebridade e solicitar seus conselhos. Por outro lado Dom Luiz ou Frei Luiz como é carinhosamente chamado por aquele povo, demonstrava uma intensa alegria ao receber cada um dos seus conhecidos fiéis.

A missa do dia 25, véspera da festa, foi celebrada, como sempre pelo Padre Paulo, filho da terra que reside em São Paulo. Todos os anos, chova ou faça sol, lá está ele após enfrentar vários tipos de transportes de modo que esteja presente no dia da festa religiosa mais importante do lugar. No dia seguinte coube ao Bispo Dom Luiz Cappio presidir todas as celebrações religiosas, começando com os batizados pela manhã, a procissão à tarde e a missa campal às 18 horas.

Foi um dia de muita alegria para os gameleirenses que ficaram na esperança de que Dom Luiz retorne para a festa de Santana de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário