sábado, 15 de agosto de 2009

O Paredão

Com o argumento de livrar a cidade de Xiquexique (BA), das frequentes enchentes do Rio São Francisco, as autoridades federais e Estaduais construiram um paredão de concreto à semelhança do muro de Berlim cassando dos moradores o direito de apreciar a bela visão das águas do rio e principalmente o belissimo por do sol na cidade, como se isso não bastasse, o famigerado PAREDÃO foi transformado em sanitário público exalando por toda a redondeza o mão cheiro proveniente de fezes e urinas humanas que alí são deixadas. Alem do enfeiamento da cidade e da ameaça à saúde pública da população a construção do "muro" previu, ainda, a construção de pequenos quartinhos de no máximo 2 metros de frente que atualmente são utilizados como pequenas bodegas que vendem bebidas alcoolicas, geralmente cachaças para a população de menor renda, causando uma decadência da rua da frente, paralela ao rio e que nos anos 50 concentrava o grande comercio local

Atualmente, com a construção das barragens de Três Marias em Minas e Sobradinho na Bahia, o rio está com o curso estabilizado e não mais oferece o perigo de inundação da cidade. É hora pois de se pensar em destruir aquela coisa e permitir que o povo desfrute de uma melhor qualidade de vida, apreciando o rio e o seu por-do-sol passeando à tardinha pela Rua da Frente, após um completo sanemaneto da nobre área.
A elite local (políticos, comerciantes, profissionais liberais) poderá facilmente resolver essa grave questão em benefício do embelezamento da cidade e do bem estar da população. (JMC-jul/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário