quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PRAÇA 06 JULHO


A população de Xiquexique acostumou-se a comemorar o aniversário da cidade no dia 13 de junho de cada ano, tendo como base a data da Lei Estadual nº 2.028, de 12.06.1928, que elevou a vila de Xiquexique a categoria de cidade.

Mas, o território de Xiquexique é muito mais velho e data de 06 de julho de 1832 quando um Decreto Imperial demarcou nosso município desmembrando-o do vizinho Sento-Sé. Essa data está perenizada na Praça 06 de julho, também conhecida como “Praça da Caldeira”. Assim a nossa cidade conta com 177 anos e não com os 81 comemorados este ano.

Antes da chegada da caldeira, existia naquele largo atrás da Igreja um modesto obelisco erguido no centro de um pequeno círculo cimentado de 15 metros de diâmetro, ocasião em que foi denominado de Praça 06 de julho. Mas, no que pese a nobre denominação ficou sem o reconhecimento do povo e como endereço residencial era conhecido como “Praça do Pirulito”.

No ano de 2002, a Academia de Letras de Xiquexique, celebrou uma justa homenagem à referida data histórica relembrando o Decreto Imperial que criou o nosso Município de Xique Xique em 1832. Não obstante oesforço essa data ainda não tem a devida importância dentro do nosso calendário de eventos comemorativos. É desconhecida inclusive, pelos professores locais e pelos estudantes.

O 6 de julho, que é a data mor, continua esquecida e preterida. Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário