sexta-feira, 21 de agosto de 2009

RIO SÃO FRANCISCO - Lendas e Mitos

LENDAS E MITOS DO RIO SÃO FRANCISCO


Dada a sua vasta extensão territorial e sua mistura de raças, o Folclore Brasileiro é muito diversificado, o que nos leva a pensar, quando se viaja de norte a sul, que estamos em outro país, com mesma língua, diferentes dialetos, sotaques e lendas.
O folclore abrange lendas, danças, crendices, músicas, jogos, provérbios, adivinhações, poesias e outras manifestações da cultura popular, que são basicamente transmitidas de forma oral e constituem a alma de um povo. Por isso são importantes sua difusão e sua valorização.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar, cientificamente, os fenômenos da natureza, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.
O Folclore do Rio São Francisco é permeado de lendas, mitos e “causos”, transmitidos através de gerações pelos povos ribeirinhos. Existe toda uma literatura relacionada aos mistérios do rio envolvendo seres imaginários que moram nas profundezas das águas, histórias essas repassadas por gerações de barqueiros e pescadores.

O fato de ter ficado por longo período isolado desenvolveu, no sãofrancciscano, suas crendices e medos dentro do seu próprio universo. Nada trazido de outras regiões. A maioria dos duendes, bons ou maus, são ligados à água, na qual fazem seu habitat.
Devido à riqueza folclórica do Rio São Francisco estaremos divulgando neste Blog, semanalmente, as principais lendas e mitos do rio. É uma forma de não deixar morrer a nossa cultura ribeirinha principalmente junto aos jovens beiradeiros.


I) A LENDA DA ORIGEM DO RIO SÃO FRANCISCO.

Nada mais justo que começar com a lenda da origem do Rio São Francisco. É uma lenda indígena. Contam que em antiqüíssimas eras, várias tribos de índios viviam, nos chapadões. Entre eles a linda e doce índia de nome Iati estava noiva de um forte guerreiro, quando estourou uma guerra nas terras do norte e todos os homens seguiram para o local da luta, incluindo o noivo da bela Iati. Eram tantos guerreiros que os seus passos afundaram a terra formando um grande sulco. A formosa índia tomada de saudades pelo seu amado chorou copiosamente durante vários dias. Suas lágrimas foram tantas que escorreram pelo chapadão despencando do alto da serra formando uma linda cascata, e, caindo no sulco criado pelos passos dos guerreiros escorreram para o norte e lá muito longe se derramou no oceano, e assim se formou o rio São Francisco.
Bonita e ingênua lenda. (JMC-ago/2009)



I

Um comentário: