segunda-feira, 7 de setembro de 2009

RESIDÊNCIAS CLÁSSICAS DE XIQUEXIQUE (BA) - Sr. Antônio Figueiredo

Casa do Sr. Antônio Figueiredo Bastos.

Antônio de Figueiredo Bastos, filho de João de Figueiredo Bastos e de Laurinda Bastos de Figueiredo, nasceu em Gameleira do Assuruá (BA)., no dia 13.12.1902. Em 1930 casou-se com D. Amália Sampaio de Figueiredo e tiveram 7 filhos, 5 mulheres e 2 homens.
O Sr. Antônio Figueiredo mudou-se ainda jovem para Xiquexique e ali se transformou num dos mais conceituados comerciantes da cidade, gozando de grande conceito e honestidade entre os seus pares.
Em 15.11.1948, juntamente com outros líderes xiquexiquense (João Rodrigues Soares, Samuel Rodrigues Soares, Osmar Guedes, Adão Moreira Bastos, Luiz Alves Bessa, Marinho Pereira de Carvalho, Anísio Machado e Oscar Coelho de Aquino) fundou a Loja Maçônica Luz, Verdade e Justiça.
A antiga rua nº 6 do bairro polivalente, recebeu o nome de Rua Antônio Figueiredo, conforme Lei Municipal nº 207, de 14.05.1982 (por coincidência esse é a data de nascimento de Fábio de Figueiredo Chaves, um dos seus netos). O Sr Antônio Figueiredo foi um dos mais importantes cidadãos de Xiquexique. (JMC/JUL-09)

2 comentários:

  1. Justa homenagem ao saudoso "Vovô Tonho", exemplo de dignidade para as gerações seguintes, das quais me orgulho de fazer parte. Salve, Antonio de Figueiredo Bastos!

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras de de André. Mas ao meu saudoso "Papai" de quem herdei as melhores praticas e os melhores principios, que transmito diariamente aos meus filhos, seus netos. Salve salve Antonio de Figueiredo Bastos, das margens do São Francisco, para o mundo.

    ResponderExcluir