segunda-feira, 28 de setembro de 2009

RESIDÊNCIAS CLÁSSICAS - Profa. Honezinda Teixeira


RESIDÊNCIA DA PROFA. HONEZINDA

A Profa. Honezinda T. da Rocha, filha do Cel. Gustavo Teixeira da Rocha e de D. Angélica da Rocha, nasceu no dia 19.05.1902, tendo falecido em 18.07.1999.
Quando fiz o primário nas Escolas Reunidas Cesar Zama, no período de 1950/1954, a Profa. Honezinda era uma das 8 mestras que ministravam aulas naquela que era a única escola pública estadual existente em Xiquexique (BA). Portadora de grande cultura, a Profa. Honezinda era uma referência até mesmo entre as suas colegas de profissão.
A edição nº XIX do jornal xiquexiquense A ORDEM, em sua edição de 20.12.1931, destacava com a manchete "Chique-Chique se ufana por ver mais uma de suas filhas coroadas com os lauréis da ciência" numa referência à formatura em Letras, em Salvador, da jovem Honezinda Teixeira da Rocha. Em junho de 1949, a Profa. Honezinda foi nomeada Delegada Escolar, tarefa que exerceu com muita competência e dignidade.

JMC-2007

2 comentários:

  1. O nome da escola situada no povoadoda Fazenda Carnaúba,chama-se Profa.Honezinda Teixeira da Rocha em homenagém a saúdosa professora e que possui miscigenações nesta localidade.Excluir para incluir meus parabéns ao Juvenal por esta iniciativa desse blog,parabéns muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, a referência à educadora !

    Em nome da professora dedicada e entusiasta da importância da educação na vida do ser humano, eu que fui seu aluno e sobrinho-neto, rendo, na pessoa de Honesinda Teixeira da Rocha, minha homenagem à todas as mestras da nossa cidade. Para fazer justiça, sem relacionar nomes, deixo registrado o meu sentimento de gratidão e o reconhecimento do extremo valor que cada uma representa na transformação da vida de inúmeros filhos xique-xiquenses.
    Parabéns Professoras !
    ETQ

    ResponderExcluir