quarta-feira, 2 de setembro de 2009

RIO SÃO FRANCISCO - Lendas e Mitos


O Nego D’água ou Caboclo D’água

A lenda do Nego D'agua é comum entre as pessoas ribeirinhas, sendo muito difundida entre os pescadores do Rio São Francisco, dos quais muitos dizem já tê-lo visto. Segundo essa lenda, o nego d’água costuma aparecer para pessoas que estão pescando ou simplesmente passeando de barco pelo rio. Não existem evidências de como surgiu essa lenda, e o que se sabe é que o nego d’água só habita os rios e raramente vai para a terra, sendo sua maior atividade a de amedrontar os pescadores seja partindo anzóis de pesca, furando redes, dando sustos em pessoas embarcadas, e coisas desse tipo. Suas características físicas são peculiares: ele seria a fusão de um homem alto com uma criatura anfíbia, e por isso apresenta nadadeiras, sua cor é a do pó e tem a pele do corpo coberta de escamas.
Há quem afirme, no entanto, que é uma figurinha atarracada de cabeça grande que habita nos locais dos rochedos do meio do rio, como também escava suas covas na base do barranco provocando o tombamento do mesmo. Para afugentá-lo desses locais os beiradeiros jogam nesse ponto cacos de vidro, que amedrontam o caboclo d'água. Quando não gosta de um pescador, afugenta os peixes, tange-os para longe da rede de pesca o que leva os pescadores a atirarem fumo à água para cair nas graças do mesmo.
Como é um personagem encantado transforma-se, facilmente, em outro animal ou objeto. Um pescador contou que pescava a noite quando percebeu o vulto de um animal morto boiando na correnteza. Remou apressadamente em direção ao animal, percebendo ao se aproximar que se tratava de um cavalo, e aí tentou encostar a canoa para verificar a marca ou ferro, para avisar ao dono, quando o animal afundou e logo em seguida, a canoa foi sacudida, percebendo o pescador o nego d'água agarrado à borda da embarcação tentando virá-la.
Nesse instante lembrando-se que trazia um pequeno pedaço de fumo, imediatamente atirou para o caboclo que dando cambalhotas, desapareceu no fundo das águas. Alguns dizem que existe apenas um nego d'água em todo o rio, outros dizem que são muitos. O fato é que o nego d'água, povoa a imaginação de todo menino beiradeiro, o que sossega os corações das mães, pois a noite os pequenos só se aproximavam da água acompanhados por adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário