quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CRÔNICA - MÁRIO LEANDRO



MÁRIO LEANDRO

Quem em Xiquexique não conhece MÁRIO LEANDRO? Todos os que ali nasceram principalmente os sessentões, o conhecem pessoalmente há muitas décadas e têm com ele desfrutado de uma intimidade salutar em função do seu bom temperamento e o fácil sorriso sempre presente na face. A geração mais nova também conhece pelo menos a sua voz, de ouvi-lo diariamente animando o matinal programa de músicas sertanejas. Mário Leandro é o despertador musical da cidade, pois a partir das 05:00 horas da manhã já está no ar animando os madrugadores que estão se preparando para mais um dia de trabalho e acordando os boêmios que foram para a cama um pouco tarde da noite e pretendem compensar o sono com mais algumas horas pela manhã.

Para os que não sabem MÁRIO LEANDRO é o nosso estimado e conceituado Mário Véio que durante mais de meio século vem sendo o principal comunicador xiquexiquense, pois, desde a década de 1950 atua como locutor tendo iniciado essa nobre atividade nos serviços de alto falantes da Voz da Liberdade. Durante muitos anos das décadas de 1950 e 1960, Mário Véio era o anunciador e propagador dos filmes que estavam sendo exibidos na cidade. Circulava por toda Xiquexique a bordo de um carro, microfone na mão anunciando os principais lances da película. As únicas dificuldades enfrentadas eram os nomes em inglês dos artistas dos filmes americanos. Mas, esse óbice era naturalmente superado com o aportuguesamento dos mesmos e o mais importante é que todo o mundo entendia e reconhecia os artistas que estariam protagonizando aquele filme. Além da locução Maria Véio também se responsabilizava pela distribuição dos “cartazes” que o auxiliavam na divulgação do filme. Esses “cartazes” era um painel de madeira forrado de papel no qual eram afixadas algumas escolhidas fotografias de cenas do filme, principalmente as que destacavam os artistas principais. Esses “cartazes” ilustrados pela desenhista Iris Roldão, eram distribuídos em pontos estratégicos da cidade, sendo que o principal deles ficava preso ao tronco de uma grande oiticica plantada em frente ao Ponto Chic (Bar de Dantas), na Praça D. Máximo.
Mário Leandro, de nome cristão Mário Oliveira da Cruz, nasceu na misteriosa Ilha do Miradouro no dia 15 de janeiro de 1935 e é filho de José Batista de Oliveira, famoso vaqueiro com passagens pela Ilha do Miradouro, Pedra Velha e Cantinho e de D. Maria Madalena dos Santos, domestica, que ficava em casa cuidando da educação dos filhos. A família mudou-se para Xiquexique, com Mário ainda pequeno para que pudesse estudar, tendo iniciado o curso primário, nas Escolas Reunidas Cesar Zama, com a Profa. Maria Custódio (Profa. Nenem), mas somente chegou até o final do 3º ano primário, pois precisava trabalhar, ainda pequeno, face à necessidade de levar algum numerário para ajudar em casa.

Quando a Voz da Liberdade foi inaugurada Zeinhô levou o Mário para auxiliá-lo na manutenção da sorveteria que ali fora instalada, tendo permanecido nesse trabalho por algum tempo até que por uma questão legal a Voz da Liberdade foi penhorada pela Justiça, a sorveteira fechou e a Prefeitura Municipal, em praça, arrematou os serviços de auto falantes. A partir daí Mario foi convidado pelo locutor municipal, Florzinho, para ajudá-lo no ofício de sonoplasta. Mário não tinha nenhuma experiência nesse trabalho, mas orientado pelo locutor, em poucos dias estava dominando o ofício e conhecendo o local de todos os discos da extensa discoteca da extinta Voz da Liberdade.

Já estava algum tempo na sonoplastia da Voz da Liberdade quando surgiu a necessidade de Florzinho fazer uma viajem à Remanso (BA), para tratar de assuntos particulares. Sabedor que Mário era muito curioso deixou-lhe expressas ordens no sentido de, enquanto permanecesse ausente, o sonoplasta se limitasse ao seu ofício, ou seja, ficasse apenas passando discos. Nada de falar ao microfone. Após a promessa do auxiliar de que não chegaria perto dos microfones, Florzinho viajou tranqüilo. Mas, viajem para durar poucos dias, durou muito mais além do previsto. Mário que já tinha experimentado o gosto de falar ao microfone, quando algumas vezes anunciava filmes pelas ruas da cidade, começou a ser tentado a colocar sua voz no ar. Inicialmente rebateu essa má idéia, mas ela retornava com tanta força, com tanta exigência e tanta freqüência que certo dia não se conteve e, pegando o microfone, passou o dia comandando a programação do serviço de alto falante da cidade. No final do dia foi parabenizado por todos que o encontravam na rua. Isso o estimulou a continuar desobedecendo Florzinho e, quando este chegou de Remanso já encontrou Mário totalmente senhor da situação.

Por algum motivo de ordem particular Florzinho passou o ofício de locutor para sua mulher que junto com Mário passaram a dividir a operação dos serviços de alto falante. Mário continuou trabalhando como locutor da Prefeitura e após 35 anos de serviços aposentou-se. Mas, aficionado pelo microfone, demorou pouco na inatividade e logo aceitou o convite para ser o locutor oficial da Radio AM – Cultura do Vale, de iniciativa privada, onde durante 16 anos produziu e divulgou o programa da sua autoria “Conversando com Você”. Mais tarde, início de 2008, recebeu novo convite para produzir um programa de músicas sertanejas a ser divulgado pela Radio FM e desde então comanda o “Raízes Sertaneja” que vai ao ar, diariamente e por duas horas, a partir das 05:00 horas.

É essa em resumo a vida do locutor MÁRIO LEANDRO, o nosso querido Mário Véio que durante todo esse tempo, desde os anos 1950, vem animando a população de Xiquexique com o seu microfone. Por isso, Mario Leandro é, senão o mais antigo, pelo menos o mais importante comunicador de Xiquexique. Quiçá do Brasil.

4 comentários:

  1. Falar do Mário é muito fácil, porque todos sabemos quem é e quem foi.Principalmente por mim que sou mais do que um amigo, me considero como um irmão. Eu falo com ele toda semana; gostaria de achar um defeito para recriminá-lo, mas até agora não achei.

    Ele merece o carinho e atenção de todo o povo de Xique-xique e eu notei que todos são portadores de uma grande amizade por ele.

    Estou muito satisfeito por essa homenagem feita ao meu querido amigo-irmão que Juarez continue a escrever coisas bonitas para nos dar alegria.

    VILMAR.

    ResponderExcluir
  2. É simplesmente fantástico você trazer aqui a figura extraodinária de Mário Velho. Tive o privilégio de ser amigo do Mário. Eu, adolescente, e ele já um artista da Voz da Liberdade.
    Ao iniciar a programação do serviço
    de alto falantes, com músicas de dobrados marciais, o querido Mário, com o seu timbre de voz inconfundível, para o gáudio dos seus fãs, verberava no intróito:

    "Senhoras e Senhores ouvintes, este o serviço de alto falantes A Voz da Liberdade, transmitindo de seu estúdio para toda cidade".

    Havia o " carnê musical" quando Mário transmitia os recados dos namorados ou pretendentes, mais ou menos assim:

    "Atenção Sandra da rua da Amargura, alguém te manda esta gravação como prova de muito amor e carinho. Esse alguém você sabe quem é.."

    E a música romântica de Waldick Soriano repercutia pelas ruas de Xiquexique, homenageando a Sandra da rua da Amargura.

    ResponderExcluir
  3. Quando Mário Velho começou a se apresentar na emissora privada como Mário Leandro, conta-se que uma jovem marrequeira apaixonou-se pela sua voz. Queria a qualquer custo conhecer o Mário Leandro. Quando surgiu a oportunidade, decepcionou-se, dizendo: Olha quem é a desgraça do Mário Leandro: Mário Vei....

    ResponderExcluir
  4. É com grande pesar que informo aos amigos do Mário Velho (Mário Leandro) que acompanham o blog do Juarez que a irmã de Mário Velho, D. Anita Oliveira da Cruz, faleceu no dia 22 de dezembro de 2009. Aproveito a oportunidade para prestar a minha solidariedade neste momento ao meu amigo e companheiro. Abraços fraternos, Vilmar.

    ResponderExcluir