quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CENTENÁRIO DE DONA OLÍMPIA

A MATRIARCA D. OLÍMPIA

A colônia de Xiquexique em Salvador está em festa. No dia 18 deste mês, depois de amanhã, estará completando 100 ANOS - UM SÉCULO - a estimada Dona OLÍMPIA VOGADO DE ARAÚJO (Na foto, amparada pela filha Amenaide). Tendo nascido em Santa Rita de Cássia (BA), no dia 18 de dezembro de 1909, D. Olímpia adotou Xiquexique como sua segunda terra natal desde que ali chegou no ano de 1944, ainda jóvem, mas viúva e com 3 filhos para criar.
Para quem não sabe, D. Olímpia é mãe de Amenaide, Vilmar e Zenhor.
Residiu na Rua Castro Alves durante 23 anos e alí, exercendo a nobre profissão de costureira, "modista" como se falava, não só criou como educou muito bem os 3 filhos. No ano de 1967 decidiu transferir sua residência para Salvador onde reside até hoje, com o intuito de acompanhar os estudos da primeira neta.
Todos nós xiquexiquenses que tivemos a oportunidade de conhecer D. Olímpia e conviver com seus filhos, estamos felizes com a comemoração e augurando que a aniversariante ainda tenha alguns anos entre nós para alegria de todos que a cercam.

PARABÉNS DONA OLÍMPIA.




Nota: Coincidência ou não, a Igreja comemora no dia 17 de dezembro SANTA OLÍMPIA, mulher que pertenceu à nobreza bizantina e se casou ainda muito jovem com o Prefeito de Constantinopla. Enviuvando-se aos 20 anos de idade e não querendo contrair novo casamento consagrou-se inteiramente a Deus e utilizou sua imensa riqueza na fundação de um hospital e um orfanato servidos por religiosas das quais ela era superiora.

Um comentário:

  1. Este depoimento é de James Cirino de Araujo, que presenteia a aniversariante D. Olimpia, o desejo que ela possa viver muito mais, pois uma pessoa como ela, que chega aos 100 anos, com previsão de viver muito mais, com certeza é uma dádiva de DEUS que, não cabe a qualquer ser humano, e, a ela coube esta benção, portanto, desejo mais uma vez muitas felicidades, inclusive neste natal e ano novo.

    Conhecí Santa Rita de Cassia terra natal de D. Olimpia há 35 anos atrás, como também Xique-Xique, Barra do Rio Grande, estas cidades me traz boas recordações, lá conhecí muita gente humilde e da sociedade local, fico grato as pessoas daquelas localidades, por serem hospitaleiros e pessoas sérias, pois quando lá andei, me sentia seguro e era como se estivesse dentro de minha casa.

    ResponderExcluir