quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

HOMENS E MULHERES QUE FIZERAM XIQUEXIQUE

A partir desta semana estaremos divulgando, aqui, os nomes e uma sumária biografia dos homens e mulheres xiquexiquenses que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento de Xiquexique. Estamos iniciando com o Sr. Adão Moreira Bastos.


SR. ADÃO MOREIRA BASTOS


O Sr. Adão Moreira Bastos ou Adão Bastos, como os familiares e amigos o chamavam, nasceu em Gameleira do Açuruá (BA), no dia 04 de outubro de 1910, filho único do Sr. Antônio Moreira Bastos (Seu Tonhá) e de D. Amélia Moreira Bastos. Estudou o Curso Ginasial na cidade da Barra (BA) e o curso científico no Colégio Ipiranga em Salvador BA. Em 1937, estando residindo em Santo Inácio, ocorreu a transferência da sede municipal de Gameleira do Açuruá para essa cidade e, como Adão Bastos, já nessa época possuia uma certa influência política, foi nomeado Prefeito Municipal do novo município, agora com sede em Santo Inácio. Terminado o mandato de prefeito, Adão Bastos transferiu-se, definitivamente para Xiquexique onde ampliou as suas atividades de comerciante e pecuarista, além do exercício da função pública de Delegado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. No município de Xiquexique, o Sr. Adão Bastos exerceu a função de Prefeito Municipal, nomeado, em dois curtos períodos, o primeiro de 25 de janeiro a 10 de novembro de 1945 e o segundo de 10 de abril a 25 de agosto de 1946. Com a redemocratização do Brasil, após a ditadura de Getúlio Vargas, o Sr. Adão Bastos foi, pelo Partido Social Democrático - PSD, eleito duas vezes Deputado Estadual por Xiquexique, nos quadriênios de 1947 a 1951 e de 1951 a 1955. Durante os mandatos de Deputado Estadual participou da elaboração da 2ª Constituição do Estado da Bahia, além de ser titular de várias Comissões na Assembléia Legislativa: Polícia Civil e Militar - 1947; Indústria e Comércio - 1948; Agricultura - 1949/1950 e 1952; Viação e Obras Públicas - 1951, 1953/1954. Nas eleições de 1954, o Deputado Adão Batos desistiu de se candidatar pela terceira vez preferindo apoiar o seu genro Sr. Djalma Bessa, que, estreando na política, foi eleito.
O Sr. Adão Bastos casou-se com D. Olga Nogueira Bastos, no dia 03 de janeiro de 1930, na Igreja Matriz do Senhor do Bonfim e dessa união nasceram os filhos Gislene Bastos Viana, Gisélia Bastos Bessa, Rhéa Sílvia Bastos Pondé e Luiz Carlos Nogueira Bastos.
A Câmara Municipal de Chique-Chique prestou importante homenagem póstuma ao homem público Sr. Adão Bastos, dando-lhe seu nome a uma das ruas de Xiquexique e, por decisão do Prefeito Eser Rocha (1997-2001) o nome do Sr. Adão Bastos foi escolhido, também, para a Biblioteca Pública que fica sediada no prédio da Prefeitura.
O Sr. Adão Moreira Bastos faleceu no dia 24 de outubro de 1994, em Xiquexique e o seu corpo está sepultado no cemitério central dessa cidade.






Um comentário:

  1. O Sr. Adão Bastos foi uma das pessoas mais elegantes que conhecí.Admirava-o. A título de ilustração,recordo que o Sr. Adão me parabenizou quando fui aprovado no vestibular, em meados dos anos 70. O gesto me sensibilizou, porque não esperava que uma pessoa tão importante, sabia da minha existência. "Seu" Adão, prestigiava, não só a mim, mas a todos estudantes de XiqueXique que galgavam mais um passo nos estudos.

    Juarez, a sua iniciativa em divulgar essas pessoas ilustres,vem a calhar, em face das atuais carências em alguns aspectos.

    ResponderExcluir