terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Novenas - Procissão Fluvial em Xiquexique

PROCISSÃO FLUVIAL - 2009

O Novenário em preparação à festa do Padroeiro de Xiquexique, Senhor do Bonfim, que será realizada no dia 1º de janeiro, está tendo uma maciça participação da comunidade xiquexiquense. A festa do Senhor do Bonfim é uma cultura religiosa que vem desde 1714 quando o Arcebispo da Bahia, D. Sebastião Monteiro da Vide dedicando ao Senhor do Bonfim e Bom Jesus, a pequena capela construída no "arraial de Chique-Chique", transformou a pequena vila ao lado da Ipueira em Freguesia. Daquela data e até os nossos dias, a devoção ao Senhor do Bonfim só tem aumentado o que demonstra o grande afluxo de fiéis aos atos litúrgicos preparativos da maior festa religiosa da cidade.

No bojo dessas comemorações, destaca-se a Procissão Fluvial durante a qual a milagrosa imagem do Senhor do Bonfim é, numa embarcação, transportada, por sobre o Lago Ipueira, da Ilha do Miradouro até o porto de Xiquexique. Nesse momento é grande a quantidade de barcos dos mais diversos tamanhos e modelos que acompanham a procissão, com os barqueiros e pescadores pedindo a proteção do Padroeiro para suas atividades diuturnas sobre o Rio São Francisco.

A Procissão Fluvial - 2009, a exemplo das anteriores foi, devotamente, participada pela totalidade da cidade, como se pode ver pelas fotos postadas que enfocam desde a preparação do andor do Senhor do Bonfim até o retorno do Padroeiro à sua Igreja Matriz.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário