segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

FEIRA DA CIÊNCIA EM XIQUEXIQUE

FEIRA DA CIÊNCIA

Os alunos da Universidade Estadual da Bahia-UNEB, campus de Xiquexique, adotaram a iniciativa de, semestralmente, realizarem um Seminário Temáico onde, após um trabalho de pesquisa apresentam à sociedade a origem das coisas de Xiquexique. As exposições são feitas em praça pública e em locais diferentes a cada evento. Já se apresentaram no Parque Aquático, no Colégio Luiz Eduardo e agora, pela terceira vez, escolheram a Praça D. Máximo para a Feira de Ciência, onde apresentaram cinco estandes, enfocando a influência do negro em nosso meio:
a) Estande Saberes e Sabores de Xiquexique onde foram apresentados as iguarias de origem africana, tais como Moqueca de peixe, Buxada, bolo de aipim, fufu, cocada etc. Junto a cada um desses pratos era colocado um relato de cada comida típica para conhecimento dos degustadores.
b) Estande Você é um Show - Nesse estande foram apresentados cantores e dançarinos locais, ocasião em que um garoto de 08 anos, com boa voz afinada, se apresentou com o pai. Outras crianças e grupos de adultos se apresentaram com instrumentos musicais e os próprios alunos da UNEB participaram de danças típicas.
c) Estande Mãos na Arte - onde o artista local era valorizado nas artes da pintura, do bordado em vagonite, do croché, da cerâmica e das tercedeiras de rêde. Inês Ramos apresentou trabalhos de bordado, Carlos Roldão fez escultura na areia e Zélia Jacobina apresentou pintura em tela.
d) Estande Sobre Dança Típica e Folclore: onde foram apresentados o Reizado, o Samba de Roda, a Capoeira, a Roda de São Gonçalo e o Cordão de São Lourenço.
e) Estande - Símbolos d'água -tinha como símbolos o Nego Dagua, a Carranca, a Mãe dagua, etc. Tratava da agua nutritiva, da irrigação, do trabalho no barro, do peixe e do solo fertil.
A feira é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Prefeitura e tem a Professora Rita de Cásia Chagas como a coordenadora responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário