quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Intendentes e Prefeitos: Cel. Gustavo Pinheiro


Intendente Cel. Gustavo Pinheiro de Alcântara
– 1918 –

Mandato: 19 de julho de 1918-22 de dezembro de 1918.
Presidentes da República:
Wenceslau Braz Pereira Gomes (15.11.1914-15.11.1918) e Delfim Moreira da Costa Ribeiro (15.11.1918-28.07.1919).
Governador da Bahia:
Antonio Ferrão Moniz de Aragão (28.03.1916-28.03.1920).

No dia 03.07.1918, logo após o pedido de renúncia do Intendente Cel. Cyro de Medeiros Borges, ocorrida em 25.06.1918, o Governador da Bahia Dr. Antônio Ferrão Moniz de Aragão, nomeou como 10º Intendente de Xiquexique o Cel. Gustavo Pinheiro de Alcântara. No que pese os membros do Conselho Municipal também haverem renunciado em solidariedade ao Intendente, o Governador não aceitou os pedidos dos Conselheiros e os manteve no cargo.
No discurso de posse, em 19.07.1918, o novo Intendente Cel. Gustavo Pinheiro de Alcântara, reivindicou algumas providências ao Governo Estadual, em favor da sofrida população do Município, chegando inclusive a condicionar a sua permanência no poder ao atendimento dos pedidos. Entre as solicitações do novo Intendente, destacava-se:
- A construção de aguadas e açudes na região de caatingas, para prevenir as secas cíclicas sertanejas, que tantos prejuízos trazem ao agricultor e à sobrevivência dos animais domésticos;
- A construção de salas de aulas e a melhoria dos salários dos mestre-salas;
- A construção de um Posto de Puericultura, equipado com os recursos humanos e técnicos, para ser administrado pela Intendência Municipal.
Para reforçar esses pedidos, que os tinha como os mais improtantes da sua administração, o Cel. Gustavo Alcântara solicitou ao Governador uma audiência para o começo do mês do agosto/1918, no que foi atendido. Seguiu para Salvador na companhia dos Conselheiros Cel. Manoel Teixeira de Carvalho e Cel. Francisco Xavier Guimarães e foram muito bem recebidos pelo Governador. Em lá chegando o Intendente relatando minuciosamente os problemas do Município, fez vários pedidos visando a melhoria das condições de vida dos moradores de Xiquexique.
O governador da Bahia ouviu atentamente as explanações do Intendente e prometeu que iria ajudar o Município. De volta a Xiquexique, o Intendente se reuniu com todo o Conselho Municipal ocasião em que fez um relato da viagem à Salvador e do contato com o Governador, avisando que aguardaria o resultado da visita por cento e vinte dias, e, caso nada fosse feito pelo Governo do Estado, renunciaria a Intendência Municipal.
Como nada foi providenciado pelo Governador do Estado, que não levou em consideração a visita do Intendente, este, em 09.12.1918, após conversar com os Conselheiros Municipais, encaminhou carta ao Governador solicitando seu afastamento definitivo do cargo.
De imediato o Governador da Bahia aceitou o pedido de renúncia do 10º Intendente Municipal, Cel. Gustavo Pinheiro de Alcântara e convidou o Cel. Lindolpho de França Bastos para substituí-lo, mantendo os mesmos Conselheiros Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário