domingo, 31 de janeiro de 2010

Intendentes e Prefeitos de Xiquexique

Intendente Cel. Francisco Xavier Guimarães
– 1920-1922 –

Mandato: 18 de abril de 1920-22 de dezembro de 1922.
Presidentes da República: Epitácio da Silva Pessoa (28.07.1919- 15.11.1922);
Artur da Silva Bernardes (15.11.1922-15.11.1926).
Governadores da Bahia: Antonio Ferrão Moniz de Aragão (28.03.1916-28.03.1920) e
José Joaquim Seabra (28.03.1920-28.03.1924).

O Cel. Francisco Xavier Guimarães aceita o convite que lhe faz o governador da Bahia, Dr. José Joaquim Seabra para assumir a Intendência Municipal, como o 13º Intendente de Xiquexique, em substituição ao Cel. Lindolpho de França Bastos, seu amigo e compadre. Na ocasião foram nomeados, também, os cinco conselheiros do Poder Consultivo, composto pelos cidadãos Cel. José de Souza Nogueira, Cel. Agrário de Magalhães Avelino, Cel. Manoel Antunes Bastos, Cel. Zoroastro Ferreira Lustosa e o Cel. Genuíno Carvalho dos Santos.
O Cel. Francisco X. Guimarães já vinha exercendo há muitos anos, eleito pelo povo, o cargo de Conselheiro Municipal, mandatos em que teve oportunidade de defender os interesses dos cidadaõs xiquexiquenses
Não obstante a escassez de recursos próprios da municipalidade, e sem receber recursos do tesouro estadual, restou ao novo Intendente usar a criatividade e a imaginação para realizar alguma coisa na cidade. Assim, optou por executar pequenos projetos, cujos custos seriam perfeitamente suportados pelo erário municipal e, ao cabo de dois anos e oito meses de mandato deixou um rastro de realizações consideráveis para um município de tão pequena renda.
Dando prioridade à educação, o Intendente ampliou o quadro professores leigos e aumentou o salário mensal dos mesmos. Estimulou os cidadãos e cidadãs que tinham conhecimento cultural a instalarem nas próprias residências sala de aulas, aumentando assim a quantidade de vagas no ensino elementar.
Como não existia assistência médica em Xiquexique, tentando atenuar o problema o Intendente resolveu contratar um médico na vizinha cidade da Barra que ia a Xiquexique a cada 15 dias para consultas e dar uma mínima assistência à saúde da população.
Entre as realizações do Intendente, consta, curiosamente a construção do caixão da misericórdia que serviu durante muitos anos para enterrar os pobres livrando-os de serem carregados para o cemitério enrolados em redes ou esteira de palha.
Também foi o autor do projeto dando o nome do Governador da Bahia, J.J. Seabra, à principal avenida da nossa cidade, em retribuição ao esforço por ele despendido que culminou com a restauração da paz em Xiquexique, acabando com o que ficou conhecido como "Barulhos de Xiquexique" que aconteceu no período de 1910 a 1915.
Em novembro de 1922 o Cel. Francisco Xavier Guimarães adoeceu e necessitou se dirigir à vizinha cidade da Barra para se submeter a alguns exames médicos. No que pese a orientação médica de que bastaria alguns dias de repouso o Cel. Francisco Xavier Guimarães preferiu encaminhar um ofício ao governador Dr. José Joaquim Seabra solicitando afastamento definitivo, alegando problemas de saúde, pelo que, em 28 de novembro de 1922, entregou o cargo ao governador da Bahia.
Durante o mandato do Cel. Francisco Xavier Guimarães aconteceram os seguintes fatos:
07 de setembro de 1920: Foi fundado o Clube Cultural e Recreativo Sete de Setembro, marcando o início das as comemorações do Centenário da Independência do Brasil.
22 de outubro de 1920: Nasceu o Sr.Francisco Rodrigues Soares, na Fazenda Santo Antonio, distrito de Ibiraba, município de Barra, estado da Bahia, filho de Antonio Rodrigues Soares e de Maria da Assunção Rodrigues Soares. Francisco Rodrigues se casou com D. Marilusa Morais Soares, no dia 13 de dezembro de 1951, no templo da Igreja Matriz do Senhor de Bonfim, na cidade de Chique-Chique. A cerimônia foi celebrada pelo padre José de Oliveira Bastos, o ‘padre Bastos’. O casal teve três filhos: Luzia Maria Soares, Antonio Henrique Morais Soares e Gilvanete Pereira de Morais Soares.
15 de maio de 1921: Nasceu o Sr. Domingos Alves da Costa, filho de Manoel Alves da Costa e de Maria Teodora da Costa, conhecido na cidade como ‘Domingos Pilão Arcado". A Câmara de Vereadores prestou-lhe uma homenagem, colocando seu nome em uma unidade escolar localizada na Rua Virgílio Bessa. Domingos Alves da Costa faleceu no dia 17 de setembro de 2001, estando sepultado no cemitério de Chique-Chique.
07 de junho de 1921: Hermenegildo de Souza Nogueira se casou com Erotides Bessa Nogueira, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. O casal teve quatro filhos: Ropper, Dilton, Dílson e Ezy.
14 de junho de 1921: Nasceu o Sr.Samuel Rodrigues Soares, em Icatu, distrito de Barra, estado da Bahia, filho de João Rodrigues Soares e de Neufrides de Assunção Soares. Casou-se com D. Zita Magalhães Soares, no dia 20 de dezembro de 1947.
16 de maio de 1922: Nasceu o Sr. João Figueiredo Neto, no povoado de Iguitu, próximo a Tiririca do Bode – atual cidade de Ibipeba –, município de Gameleira do Açuruá, estado da Bahia, filho de Pedro de Figueiredo Rocha e de Hormezinda Rocha de Figueiredo. Casou-se com D. Amália Rocha de Figueiredo, no dia 27 de junho de 1943.
10 de agosto de 1922: Nasceu a Profa. Zilda Rodrigues de Andrade, na localidade de Tiririca do Bode – atual cidade de Ibipeba –, município de Gameleira do Açuruá, estado da Bahia, filha de Francolino Andrade e de Durvalina Rodrigues de Andrade. Zilda concluiu o Curso de Formação para o Magistério Primário, no ano de 1943, no Colégio Santa Eufrásia, na cidade de Barra, estado da Bahia. Lecionou, até a sua aposentadoria, nas Escolas Reunidas Cezar Zama. Eu tive a honra e o prazer de ter sido aluno da Profa. Zilda (conhecida como Divininha), no período de 1952 a 1954.
13 de setembro de 1922: Nasceu o Sr. Aristóteles Marçal da Silva, em Marrecas – atual Iguira –, município de Xiquexique, filho de José Marçal da Silva e de Júlia Rosa da Silva. Casou-se com D. Olindina Pereira Silva e tiveram sete filhos. Faleceu no dia 13 de maio de 1982, na cidade de Chique-Chique. Seu corpo foi sepultado no cemitério central da cidade.
19 de outubro de 1922: Nasceu o Sr. Edgardo Pessoa da Silva, na cidade do Salvador, capital do estado da Bahia, filho de Leocádio Pessoa da Silva e de Sinésia Silva. destacou-se na cidade como um excelente mecânico de automóveis, possuindo uma das oficinas mais bem equipadas da cidade. Faleceu no dia 24 de agosto de 1983, na cidade de Brasília, Distrito Federal. Seu corpo foi trasladado para Xiquexique, estando sepultado no cemitério central da cidade.

OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique". Ed. 1999. Autor: Cassimiro Machado Neto





Nenhum comentário:

Postar um comentário