domingo, 31 de janeiro de 2010

LUIZA PFAU LUPFAU VISITA XIQUEXIQUE

LUIZA PFAU LUPFAU


A pesquisadora LUIZA PFAU LUPFAU está fazendo uma viagem histórica pelo Rio São Francisco, da nascente à foz do Velho Chico. É uma viagem sem nenhum patrocínio, público ou privado, bancado exclusivamente com recursos próprios, motivado apenas pela paixão que dedica a esse Rio tão sofrido e tão amado. Nessa missão utiliza todo e qualquer meio de transporte disponível, desde que navegue. Como ela mesma afirma em seus comentários, o seu "perfil vai mudando à medida que vai descendo com as água do São Francisco"
Com a experiência adquirida durante a viagem as suas observações estão dando prioridade ao "relacionamento que o rio está tendo com suas cidades ... e tem como obsessão descobrir o elo perdido entre essas cidades e o Rio" .
No dia 20 de outubro do ano passado, Luiza esteve em Xiquexique e veja o comentário que ela publica em seu Blog, sob o título "Xique-Xique - BA, a Cidade: Em Xique-Xique tem “Quase Tudo” que uma cidade precisa. Conserva e preserva o antigo. Ao mesmo tempo que constrói a nova cidade que está se desenvolvendo visivelmente. É uma das cidades na qual eu moraria. Fui muito bem recebida. Comi o melhor surubim ensopado da minha vida, oferecido pelo Edson da FUNDIFRAN, fiquei hospedada na casa do Prof. Alfredo, tive conversas muito agradáveis com o agrônomo José Robsom, a artista plástica Aricélia, e ainda fiquei devendo várias vizitas e encontros, fica para quando eu voltar. De Carlinhos vou falar na postagem sobre a APA DA LAGOA DE ITAPARICA. A cidade sentiu o fim da navegação como todas as outras, mas continua com o porto mais movimentado até aqui. Manteve o comércio bem ativo, e o seu povo educado. A grande feira semanal toma conta de quase toda cidade, recebendo gente dos municípios e povoados vizinhos para comercializar desde gado a calcinhas.O que mais chamou minha atenção foi a quantidade de pessoas bem informadas, ligadas no que acontece no mundo, politizadas e com iniciativa. De Xique-Xique saiu uma expedição rio acima, bem antes de Dom Luiz Cappio, ainda nos anos 70. Agora a cidade vai passar por grandes transformações com o agronegócio, é lá que está sendo construído o Baixio de Xique –Xique. A movimentação de mineradoras também é grande. A cidade inteira está com hotéis lotados com pessoas de fora que ninguém sabe direito o que estão fazendo ou de onde vem. O que observei é que a quantidade de carros com placa de São José dos Pinhais e Curitiba – PA é quase tão grande quanto da própria cidade. "
Em comentário feito ao Blog XIQUESAMPA, expressa-se da seguinte forma: "Xique Xique é uma cidade fascinante. Sempre respondo quando me perguntam sobre qual cidade que mais gostei, que é difícil, cada uma tem seus encantos. Mas foi em Xique Xique que encontrei mais pessoas ligadas em cultura, arte, pessoas bem politizadas, ligadas nos problemas reais do Rio São Francisco, e suas comunidades. Um povo alegre cheio de energia, uma mistura incrível na beira do rio, se está num mercado ao mesmo tempo no porto dos barcos. Tenho saudades dos dias que passei por lá, das pessoas especiais que lá conheci, espero poder voltar um dia."
E disse mais, no dia 02 do mês em curso: "Eu Adorei Xique Xique, primeiro passei três dias lá, pois tinham me dito que não era importante ir a esta cidade, tive que voltar a Barra e fiquei novamente em Xique Xique mais uma semana, e quase fico de vez. Sempre me refiro a cidade como misteriosa, comparo cidades com pessoas, e vi Xique Xique assim: Culta, politizada, misteriosa, "na dela".Conheci pessoas especiais lá, e quero voltar em breve".
Se quiserem mais detalhes sobre a visita dessa grande mulher a Xiquexique, acessem
(http://viagemnosaofrancisco.blogspot.com/).

Um comentário:

  1. Realmente a Luisa é uma desbravadora do Rio São Francisno,defente e proteje o Velho Chico como poucos,faz tudo isso por amor ao Rio da Integração Nacional . Reamnete Luisa ficou encantada com a cidade de Xique-Xique,espero que ela volte mais veses e que seja recebida com muito masi carinho .

    ResponderExcluir