quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Intendente e Prefeitos de Xiquexique - Cel Genuino dos Santos

Intendente Cel. Genuíno Carvalho dos Santos
– 1922-1923 –

Mandato: 22 de dezembro de 1922-30 de julho de 1923.
Presidente da República: Artur da Silva Bernardes (15.11.1922- 15.11.1926).
Governador da Bahia: José Joaquim SEABRA (28.03.1920-28.03.1924).

Em face da renúncia do Intendente Cel. Francisco Xavier Guimarães, por problemas de saúde, o Governador do Estado Dr. José Joaquim Seabra, escolheu o Cel. Genuíno Carvalho dos Santos, um dos Conselheiros Municipais do renunciante, para substituí-lo tendo o novo Intendente exercido o mandato de 14º Intendente Municipal durante o período de 22 de dezembro de 1922 a 30 de julho de 1923.
Para a vaga deixada no Conselho Municipal com a saída do Cel. Genuíno Carvalho dos Santos, o Governador nomeou, também, o Cel. Joaquim Honorato de Souza que ao lado dos demais Conselheiros, compôs o Conselho que ficou assim formado: Cel. José de Souza Nogueira, Cel. Agrário de Magalhães Avelino, Cel. Manoel Antunes Bastos, Cel. Zoroastro Ferreira Lustosa e Cel. Joaquim Honorato de Souza.
No que peses a já crônica escassez de recursos municipais, o novo Intendente deu continuidade aos trabalhos administrativos que estavam sendo realizadas pela administração anterior, evitando maiores investimentos por falta de dinheiro, realizando um governo bastante pacificado não obstante as hostilidades político-militares que marcaram toda a década de 1920 em quase todo o país.
Poucos meses depois o ex-Intendente Cel. Francisco Xavier Guimarães recobrou a saúde e reassumiu as suas atividades profissionais de comerciante e fazendeiro. Isso foi o suficiente para o Intendente Cel. Genuíno, numa prova de elegância e amizade sugerir o retorno do amigo ao cargo de Intendente que renunciara meses antes.
No que pese a recusa inicial, o Cel. Genuíno continuou insistindo para a volta do Cel. Francisco Xavier ao governo do Município e, tendo que viajar à Salvador para uma audiência com o Governador do Estado, marcada para os primeiros dias do mês de julho de 1923, estendeu o convite ao amigo Cel. Chico Xavier Guimarães para acompanhá-lo na viagem.
Foi uma viagem de alguns dias, dividida em duas etapas, a primeira de vapor para Juazeiro e em seguida de trem para Salvador, e nesses dias tiveram oportunidade de conversar sobre vários assuntos, principalmente sobre a troca de comando na Intendência Municipal. Ao chegarem a Salvador o Cel. Genuíno já havia convencido o Cel. Chico Xavier a aceitar o retorno a Intendência de Xiquexique.
No dia 12 de julho de 1923, durante a audiência com o Governador da Bahia, o Cel. Genuíno Carvalho dos Santos entregou ao primeiro mandatário do Estado uma carta pedindo seu afastamento do cargo de Intendente Municipal e solicitando que fosse substituído pelo Cel. Francisco Xavier, ali presente, e que já se encontrava em perfeitas condições de Saúde.
Por ser assunto de extrema urgência e por estarem presentes os dois interessados na causa, o decreto nomeando o Cel. Chico Xavier como novo Intendente Municipal, em substituição ao Cel. Genuíno, foi publicado no dia 17 de julho de 1923.

OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique Chique". Ed. 1999. Autor: Cassimiro Machado Neto





Nenhum comentário:

Postar um comentário