sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Intendentes e Prefeitos de Xiquexique: Manoel Teixeira de Carvalho

Intendente Manoel Teixeira de Carvalho
– 1924 –

Mandato: 02 de abril de 1924-10 de junho de 1924.
Presidente da República: Artur da Silva Bernardes (15.11.1922- 15.11.1926).
Governador da Bahia: Francisco Marques de Góes Calmon (28.03.1924-28.03.1928).

Empossado para um mandato de 1924 a 1928, em substituição ao Dr. J.J. Seabra, o novo Governador da Bahia, Francisco Marques de Góes Calmon, preocupou-se, de imediato, com a indicação de novos administradores municipais para as cidades interioranas. Por isso, orientou o seu Chefe de Gabinete Dr. Joaquim Wanderley de Araújo Pinho, – neto do Barão de Cotegipe – a comunicar a todos os municípios, os nomes dos 7 cidadãos que iriam compor o Conselho Municipal de cada cidade donde deveria sair o nome do Intendente Municipal, ora eleito pelo Colegiado para posterior homologação do Governador e publicação no Diário Oficial da Bahia.
No caso específico de Xiquexique, os cidadãos escolhidos pelo Dr. Góes Calmon foram: Cel. Francisco Dionísio dos Santos, Cel. Hermenegildo de Souza Nogueira, Cel. Joaquim Honorato de Souza, Cel. Lithercílio Baptista da Rocha, Cel. Manoel Antunes Bastos, Cel. Manoel Teixeira de Carvalho e Cel. Zoroastro Ferreira Lustosa.
No dia 02 de abril de 1924 os citados cidadãos escolhidos foram empossados e em seguida procederam a eleição, em votação secreta, do Presidente da mesa e do Primeiro e Segundo Secretários, sendo escolhidos os Cel. Manoel Teixeira de Carvalho para Presidente da Mesa, Cel. Zoroastro Ferreira Lustosa para 1º Secretário e Cel. Joaquim Honorato de Souza para 2º Secretário. Imediatamente, cumprindo determinação da Constituição Estadual, o Cel. Manoel Teixeira de Carvalho, como Presidente da Mesa, assumiu a chefia do Poder Executivo Municipal, como o 16º Intendente, tendo recebido o cargo das mãos do Cel. Francisco Xavier Guimarães.
No seu discurso de posse, de poucas palavras mas muito objetivo, o Cel Manoel Teixeira de Carvalho afirmou que não obstante a honraria que lhe fora prestada pelos membros do Conselho elegendo-o Presidente da mesa, o resultado lhe surpreendeu pois não tinha nenhuma aspiração ao cargo de Intendente e já havia decidido que se houvesse a apresentação prévia de chapa para disputar a eleição da mesa diretora do Conselho Municipal, não teria colocado seu nome como pretendente a nenhum cargo na Mesa.
Esclareceu, ainda aos presente que estava muito preocupado com a direção do Município por um período de 4 anos ante a impossibilidades de realização de obras e benefícios em favor da população sofrida que habitava os distritos e os pequenos povoados do vasto município de Xiquexique, face à falta de recursos tanto municipais como estaduais.
Aproveitou a ocasião para solicitar o concurso de dois cidadãos para serem seus auxiliares diretos, espécie de Secretários, para, com suas experiências, contribuírem para o progresso e o desenvolvimento do município, indicando de imediato os nomes do farmacêutico José Adolpho de Campos Magalhães e do comerciante e fazendeiro Aníbal Gomes Miranda, tendo sido, nessa mesma ocasião atendido pelos membros do Conselho Municipal.
Nos dias que se seguiram à posse o Cel. Intendente Manoel Teixeira de Carvalho reuniu-se várias vezes com os assessores José Adolpho de Campos Magalhães e Aníbal Gomes Miranda, a fim de planejarem, juntos, as primeiras ações administrativas e governamentais. Nessas reuniões, mesmo estabelecendo um plano para o governo, o Intendente externou o seu desejo de não continuar na Chefia do Poder Executivo e tratou de ir preparando o auxiliar José Adolfo de Campos Magalhães para um eventual substituição.
Concluídos os programas de governo nas áreas de educação, saúde e de obras na sede e no interior do município, o Cel. Intendente Manoel Teixeira de Carvalho seguiu para a capital da Bahia, a procura de recursos financeiros para executá-los. Tendo recebido, do Governo do Estado, a aprovação e promessa de recursos para implementação do seu programa de governo, o Cel. Manoel Teixeira de Carvalho sentiu-se a vontade para, em 02.06.2004, requerer o seu afastamento dos cargos de Presidente da mesa diretora do Conselho Municipal e da Intendência Municipal, propondo na ocasião a designação do seu auxiliar José Adolpho de Campos Magalhães para a compor o Conselho Municipal na vaga por ele deixada, com a possibilidade, ainda, de elegê-lo para a presidência da mesa e, conseqüentemente, para o cargo de Intendente Municipal. A carta de renúncia do Cel. Manoel Teixeira de Carvalho foi lida, em Sessão Especial, pelo Conselheiro e 1º Secretário, Cel. Zoroastro Ferreira Lustosa, que, depois de ouvida e aceita pelo plenário do Conselho Municipal, foi encaminhada ao governador da Bahia Francisco Marques de Góes Calmon.
No dia 06 de junho de 1924, aceitando os acordos dos sete membros do Conselho Municipal de Xiquexique, o governador da Bahia homologando as indicações feitas, nomeou José Adolpho de Campos Magalhães para a vaga deixada pelo coronel Manoel Teixeira de Carvalho no Conselho Municipal, cuja posse foi realizada no dia 10.06.1924 tendo, no mesmo dia da posse sido escolhido como Presidente do Conselho e conseqüentemente como o 17º Intendente Municipal em substituição ao Cel. Manoel Teixeira de Carvalho, renunciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário