sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pessoas que fizeram Xiquexique: Pascoal Nery de Souza e Zenita Barreto

Prof. PASCOAL NERY DE SOUZA e Profa. ZENITA BARRETO DE SOUZA

Pascoal Nery de Souza, nasceu em Xiquexique no dia 29.03.42, filho do Sr. Francisco Nery de Souza e de D. Adozina Marques de Souza, tendo concluído o Curso Primário nas Escolas Reunidas Cezar Zama – atual Escola Municipal César Zama –, no ano de 1957 e já em 1958 encontrava-se na cidade da Barra matriculado no Ginásio D. João Muniz, para iniciar o Curso Ginasial,pois o Ginásio Municipal Senhor do Bonfim, de Xiquexique, ainda não estava funcionando. No ano seguinte, 1959, com a inauguração do referido Ginásio transferiu-se para Xiquexique onde concluiu o Curso Ginasial, dando continuidade aos seus estudos ingressando no curso de Formação para o Magistério Primário no já agora Colégio Municipal Senhor do Bonfim. Assim, ao colar grau no final de 1964, Pascoal participou da primeira turma de Professores formada pelo Colégio Municipal Senhor do Bonfim (foto). Sempre dedicado aos estudos e vocacionado para o Magistério, já em 1965 Pascoal já era professor no Colégio Municipal Senhor do Bonfim, onde havia se formado. Desejando alçar vôos mais altos e aceitando convite do Prefeito da cidade de Central (BA)., lecionou nos anos de 1966 a 1968 no Ginásio recem inaugurado daquela cidade, deslocando-se, em seguida, atendendo a novo convite, para a cidade de Uibaí (BA) onde foi, durante muitos, anos professor do ginásio local. Tendo sido aprovado em concurso público para a Escola Polivalente de Xiquexique retorna àquela cidade e se dedica, integralmente, ao corpo docente daquela Instituição de Ensino, até a sua aposentadoria, chegando a ser vice-diretor da Escola. Atualmente o Professor Pascoal descansa em merecida aposentadoria e, como uma espécie de lazer, dedica-se a atividade agrópecuária na sua pequena fazenda no Município de Xiquexique. O Prof. Pascoal Nery de Souza se casou com a Profa. Zenita Barreto de Souza e tiveram cinco filhos.


Zenita Barreto de Souza nasceu em Santo Inácio (BA), filha do Sr. Otávio de Figueiredo Barreto e de D. Edna Novaes Barreto. Por imposições profissionais, pois o Sr. Otávio era comerciante, Zenita estudou o curso primário em Escola Pública, em Santo Inácio e Gentio do Ouro (BA), cidade vizinha, tendo-o, em 1956, concluido na Escola Renovato Barreto na sua terra natal. Ano seguinte Zenita matriculou-se no Educandário Santa Eufrásia, na cidade de Barra (BA), onde concluiu o Curso Ginasial em 1960 e, no mesmo Educandário formou-se em Professora no ano de 1963. Aprovada em concurso público a professora Zenita Barreto de Souza ingressou na rede estadual de Educação da Bahia, tendo lecionado em várias escolas públicas de Xiquexique, onde chegou ao cargo de Coordenadora Estadual de Educação daquele município, quando se aposentou. Prestou, também, sua colaboração como professora no Colégio Municipal Senhor do Bonfim, durante vários anos, como professora de História. A Profa. Zenita Barreto de Souza se casou com o Prof. Pascoal Nery de Souza e tiveram cinco filhos.

POR TEREM DEDICADO AS SUAS VIDAS PROFISSIONAIS AO MAGISTÉRIO EM XIQUEXIQUE, PREOCUPANDO-SE COM A EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE XIQUEXIQUENSE, O BLOG XIQUEXIQUE FAZ HOJE ESSA PEQUENA HOMENAGEM AO CASAL DE PROFESSORES, PASCOAL E ZENITA.

4 comentários:

  1. Bonita homenagem a Pascoal e Zenita, duas pessoas influentes no ítem educação do município. E a professora que está à esquerda, seria Zilaita?

    ResponderExcluir
  2. Por incompetência virtual a mensagem acima saiu com o remetente indevido. Foi meu o comentário.... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Waldemar Ferreira ... Gostaria de obter o e-mail ou telefone de Pascoal Nery de Souza, pois sua esposa é filha de minha tia-bisavó e gostaria de ter certeza deste fato, buscando informações da história de nossa família com ela.
    Agradeço a atenção desde já,

    Waldemar e Nízia (esposa)
    waldemarff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Queria agrader ao Juarez por esta homenagem singela aos meus queridos pais, pessoas dedicadas ao crescimento socio cultural do nosso município por meio do magistério que exerceram por mais de quarenta anos em Xiquexique.
    Sempre lutaram com muita coragem e dignidade em tudo que fizeram, nos educaram ensinando os princípios de ética e moral e asim foi com as centenas de alunos que tiveram.
    Sempre que estou em algum lugar encontro com pessoas que tiveram a oportunidade de terem aprendido alguma coisa com algum dos dois. E entre elas já encontrei com juiz, advogado, promotor, médico, enfermeira, micro-empresários, professores entre outras diversas profissões dignas como são todas elas.
    É um prazer enorme poder postar esta mensagem e também agradecer a eles por tudo que já fizeram por mim e por meus irmãos.
    Lutaram muito e a recompensa foi: dois filhos advogados, duas filhas enfermeiras e um micro-empresário.
    Só uma observação, é que minha mãe lecionou geografia no Colégio Municipal Senhor do Bonfim.
    RÔMULO BARRETO DE SOUZA - ADVOGADO MILITANTE EM SÃO PAULO E BAHIA HÁ SEIS ANOS, e sou o quinto filho dos seis que o casal teve, o quarto Fernando Barreto de Souza faleceu com seis meses de idade.
    RBARRETODESOUZA@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir