quinta-feira, 25 de março de 2010

NOTÍCIAS DE XIQUEXIQUE - Aproveitamento da Palha da Carnaúba

Carnaúba

"Entre os dias 7 e 9 de Abril, a Prefeitura de Xique-Xique irá receber técnicos da Secretaria de Integração Regional do Governo do Estado que irão iniciar os trabalhos para a criação de uma cooperativa visando a instalação de uma usina de beneficiamento da palha da carnaúba. Os técnicos irão coletar novos dados, mapear os carnaubais e conversar com proprietários de fazendas que possuem carnaúbas, ao longo da estrada Xique-Xique / Barra. Segundo Dr. Herbert, assessor técnico da Secretaria, esses são os primeiros passos para que a nossa região possa utilizar o potencial dos carnaubais e gerar emprego e renda para a população."
A visita de técnicos do Governo Estadual, ligados à Secretaria de Integração Regional é muito importante para a cidade e alvissareira é a notícia da instalação de uma usina de beneficiamento da palha de carnaúba, ligada a uma cooperativa. Tenho apenas uma sugestão a fazer no sentido de que seja informado ao povo qual o beneficamento que está previsto para a palha da carnauba (a extração da cêra está inclusa?) e quais os critérios para a admissão dos futuros cooperados.

2 comentários:

  1. Além do projeto da cêra de carnaúba, seria bom ver aqui uma reportagem sobre a criação de tilápias que já está a pleno vapor em Xique-Xique gerando emprego e renda, além de vender um peixe super saboroso a preço baixo.

    ResponderExcluir
  2. quarta-feira, 24 de março de 2010
    CIRPA DE XIQUE-XIQUE PROJETA SUA AMPLIAÇÃO .

    De 15 a 19 de março/2010, O CIRPA-Centro Integrado de Referencia Pesqueira e Aqüicultura de Xiquexique recebeu os técnicos: Elijalma Augusto Bezerra da CODEVASF de Petrolina, Rogério Souza Soares da CODEVASF de Brasília e Paulo César de Oliveira Carvalho da CODEVASF de Irecê, e dois topógrafos do Projeto Boa Vista. O objetivo foi o elaborar o projeto de ampliação do CIRPA Xiquexique com a construção de novas instalações para, assim, aumentar e dinamizar sua estrutura. O projeto visa à construção de um auditório climatizado, com capacidade para 60 pessoas, onde serão ministrados palestras e cursos, serão construídas também biblioteca e sala de leitura, alojamentos para receber palestrantes, estudantes e pesquisadores que trarão mais desenvolvimento para a região.

    O laboratório será ampliando com a instalação de mais três tanques de reprodução, 15 tanques para pesquisa com larvicultura e alevinagem, ampliação do laboratório de limnologia e produção de microalgas. O CIRPA contará também com mais nove viveiros escavados, aumentando sua capacidade de produção para atender as associações e cooperativas da região. Concomitante aos trabalhos dos técnicos acima citados, no dia 16 de março/2010, o professor João Rocha, Diretor do Campus da UNEB de Xiquexique, esteve visitando as instalações do CIRPA quando na oportunidade, se reuniu com os membros do CIRPA Xiquexique, e em pauta, trataram de um possível convênio a ser firmado entre as entidades, visando à instalação do Curso de Engenharia para Aqüicultura e Pesca no município de Xiquexique, onde o CIRPA funcionará como base para as atividades da Universidade.

    FONTE : JORGE MEIRA COLABORADOR DO BLOG XIQUESAMPA (www.xiquesampa.blogspot.com ) .Confira nossas matérias relacionadas a Xique-Xique,abraço Marcelo .

    ResponderExcluir