sexta-feira, 19 de março de 2010

Pessoas que fizeram Xiquexique: João Batista Pacheco


JOÃO BATISTA PACHECO

João Pacheco, como é conhecido, não nasceu em Xiquexique, como muitos pensam, mas em Lençois (BA), no dia 23.06.1920, filho do Sr. Arthur José Pacheco e de D. Etelvina Lopes Marques. Ainda jovem, na década de 1940, João Pacheco mudou-se para Xiquexique, vinda da cidade de Gentio do Ouro, na Chapada Diamantina, onde exercia o ofício de alfaiate. Desde jovem apaixonado pelo futebol, João Pacheco, nos momentos de folga em que a alfaiataria lhe permitia dedicava-se à prática do esporte e tanto fez que no ano de 1940 fundou um time ao qual denominou "Vermelho e Preto Futebol Clube". Sempre atuando como zagueiro, defendou as cores do seu time durante vários anos até se mudar para Xiquexique, quando então o "Vermelho e Preto Futebol Clube", não conseguindo sobreviver, extingui-se.
Chegou em Xiquexique com o intuito de ganhar dinheiro como alfaiate e destacou-se como um dos melhores ou o melhor profissional da tesoura da região em face do excelente acabamento das suas confecções. Instalou a sua "tenda" numa das principais ruas do comércio de Xiquexique e durante muitos anos foi sempre requisitado pela elite da cidade que necessitava se apresentar trajando um terno bem feito e bem "assentado". Pela qualidade do seu trabalho João Pacheco sempre estava com a agenda cheia e a encomenda de uma roupa tinha que ser feita com uma certa antecedência principalmente nas datas festivas de Xiquexique. Mas, mesmo assoberbado de encomendas, João Pacheco não se descuidava da prática do futebol, sua paixão depois do ofício de alfaiate. Assim, nas horas vagas continuava a praticar o futebol vestindo a camisa de vários times locais, até que se decidiu fundar o "Clube Recreativo Flamengo", em setembro de 1952, contando com a ajuda de alguns xiquexiquenses, também aficcionados por aquele esporte. O "Flamengo" de Xiquexique desfrutou imensa popularidade em toda a região e durante mais de duas décadas liderou os times da cidade, em campeonatos locais e sempre era um clássico quando saia para jogos em outras cidades vizinhas. João Pacheco se casou com Margarida Miranda Silva, xiquexiquense e da união tiveram 5 filhos. Pelos relevantes serviços prestados ao esporte em Xiquexique, durante mais de 30 anos, a Câmara Municipal, por proposição do vereador João Guedes de Carvalho (1993-1997), concedeu a João Batista Pacheco o título de ‘Cidadão Xiquexiquense" .

Obs: Na foto que ilustra essa matéria, João Pacheco é o que está, discretamente, à esquerda, de calça e camisa.

Um comentário:

  1. essa matéria ta em correta joão pacheco ele teve 12 filho não só 5 ele ainda é vivo pegunta pra ele proprio eu só o casula dele tem 28 anos nasci em xique xique mais hoje moro em são paulo meu email é wag.assuncao@bol.com.br

    ResponderExcluir