quarta-feira, 31 de março de 2010

SEMANA SANTA EM XIQUEXIQUE (BA)


SEMANA SANTA EM XIQUEXIQUE

A Quaresma e principalmente a Semana Santa em Xiquexique sempre foi um tempo de muito respeito religioso e muita veneração face ao espírito católico inerente à comunidade xiquexiquense.
Todo o povo a partir da Quarta Feira de Cinzas e até a Sexta-Feira Santa iniciava um período de jejuns e de sacrifícios preparando-se para o final da Quaresma quando a Igreja celebra a última Semana de Cristo na Terra. A semana em que o Salvador submete-se ao humilhante suplício da cricificação.
A Quaresma é um período de reflexões e de conversões tendo como objetivo podermos acompanhar, com o espírito preparado, a semana mais importante da nossa Igreja, aquela em que o seu criador submete-se humildemente à condenação imposta pelos seus proprios conterrâneos.
A semana Santa é o ápice de toda a liturgia católica e deve ser para nós um momento de orações e reflexões sobre as nossas atitudes no âmbito religioso, profissional, social e familiar. Não deve, sob nenhuma hipótese, para nós cristãos, ser encarada como um longo feriado que deve ser aproveitado da mesma maneira que se aproveita o feriado do carnaval. Quem assim o faz está perdendo uma excelente oportunidade de revisão de vida que por certo muitos prejuízos trarão na caminhada futura.
Para ajudar nessa reflexão individual a nossa Igreja criou um ritual próprio para o encerramento da Quaresma, conhecido como a Semana Santa, cujo início se processa com a Procissão de Domingo de Ramos, que neste ano ocorreu no dia 28 de março. Vejamos a seguir, a programação feita pela Paróquia do Senhor do Bonfim, de Xiquexique, para a Semana Santa deste ano:


Dia 28/mar - Domingo de Ramos: Comemora e triunfal entrada de Jesus na cidade de Jerusalém e essa passagem da vida do Mestre é contada em Lucas 19, 37-40. A programação para esse dia é a seguinte:
18:00 h Procissão e Benção dos Ramos, saindo Praça da Bíblia em direção a Matriz do Senhor do Bonfim.
19:00 h Missa de Ramos, na Matriz do Senhor do Bonfim.


Dia 29/mar - Segunda-Feira: 19:30 Celebração Penitencial e Confissão Individual. É um momento em que a Igreja destina para que os fieis, no interior do templo, se encontrem com Deus, peçam o perdão dos pecados e façam, se preferirem, sua confissão auricular.



Dia 30/mar: Terça-Feira: É o dia em que acontece a procissão mais bonita. É o dia em que Jesus, carregando a cruz, encontra sua mãe junto com as mulheres de Jerusalém. Essa passagem é contada por Lucas em Lucas 23, 26-32. A programação para esse dia é:
09:00h ás 11:00 : Confissões.
18:00h: Procissão do Encontro - Senhor dos Passos saindo da Igreja de Santo Antônio em direção Matriz e NS. das Dores saindo da Igreja d São Pedro em direção à Matriz. No meio do trajeto as duas imagens se encontram.




Dia 31/mar - Quarta-Feira:
09:00h : Confissões;
16:00h : Missa e Unção dos Enfermos e todos os Idosos.
19:30 - Teatro da Paixão de Cristo encenado pelos jovens da Pastoral da Juventude e Ministério de Teatro.






Dia 1º/abr - Quinta-Feira:
19:30 h: Missa do Lava-pés.
Apresentação dos Santos Óleos.
21:00 h: Transladação do Santíssimo e Adoração até ás 00:00h



Dia 02/abr - Sexta-Feira:
05:00h: Via Sacra saindo da Matriz para Cemitério Local.
15:00h: Celebração da Paixão e Morte de Jesus.
19:00h: Procissão do Senhor Morto.




Dia 03/abr - Sábado de Aleluia:
07:00 h: Celebração das Sete Dores de Maria;
20:00h: Celebração da Vigília Pascal.


Dia 04/abr - Domingo de Páscoa:
06:00 h: Procissão da Ressurreição saindo da Comunidade de Santa Marta.
07:00 h: Missa da Ressurreição -
09:00h: Missa de Páscoa para as crianças.
19:30 h: Missa de Páscoa.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário