segunda-feira, 19 de abril de 2010

Passagem Histórica: Xique Xique (BA) com duas câmaras de Vereadores

Duas Câmaras de Vereador em Xique Xique (BA)

Por incrivel que pareça houve uma época em que a cidade de Xique Xique chegou a possuir duas Câmaras de Vereadores. Isso aconteceu durante um período de aproximadamente 6 anos, com início no ano de 1877 quando os dois principais Partidos Políticos da cidade, o Partido Liberal, conhecido como PEDRA e o Partido Conservador, conhecido como MARRÃO, em face das violentas brigas, criaram, cada um, a sua Câmara de Vereadores.
Uma das Câmaras tinha como vereadores os seguintes cidadãos: Manoel Martiniano França Antunes – presidente, Romualdo Ferreira da Cruz – secretário, Antonio Joaquim de Magalhães, Francisco Martins Santiago, Francisco José Correia, Antonio Cleto de Campos e Venceslau Leobas França Antunes.
A outra Cãmara era composta dos cidadãos: João Batista Avelino, Silvestre Xavier Guimarães, Praxedes Xavier da Rocha, Francisco Antonio Pereira Bastos, Inocêncio da Costa Torres, Hermenegildo de Souza Nogueira e Felipe Nery Teixeira.
Durante o período de 1878 a 1883, uma das Cãmaras, a do Partido Liberal (PEDRA) passou a fazer as sessões no povoado da Ilha do Miradouro, enquanto que o Partido Conservador (MARRÃO), passou a reunir a sua Câmara de Vereadores no povoado do Saco dos Bois. póximo à Lagoa de Itaparica.
Em julho de 1883, a Câmara dos MARRÃO, formada pelos vereadores Francisco Martins Santiago, Manoel Netto da França, Maximinano Pereira da França, Romualdo Ferreira da Cruz, Higino de Souza Nogueira e Joao Crisóstomo de Figueiredo, que vinha realizando sessões no povoado Saco dos Bois, passou a se reunir regularmente na própria vila de Xique-Xique, em uma casa residencial.
OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique” Ed. 1999 – Autor: Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário