sexta-feira, 16 de abril de 2010

Prefeitos: Antônio Justiniano de Souza

Prefeito Antonio Justiniano de Souza
– 1941-1943 –

Mandato: 20 de setembro de 1941 a 10 de junho de 1943.
Presidente da República: Getúlio Dornelles Vargas (10.11.1937- 29.10.1945)
Interventores Federais da Bahia: Landulfo Alves de Almeida (28.03.1938-24.11.1942) e Renato Onofre Pinto Aleixo (24.11.1942-28.10.1945).

O tenente Antonio Justiniano de Souza foi nomeado para o cargo de Prefeito Municipal de Xique Xique, no dia 02 de setembro de 1941, pelo interventor federal da Bahia, Dr. Landulfo Alves de Almeida, em substituição ao Prefeito Cel. Lithercílio Baptista da Rocha, tendo assumido o cargo no dia 20 de setembro do mesmo ano.
No mesmo dia da posse o novo prefeito nomeou os seus auxiliares representados pelos seguintes cidadãos: Geraldo R. Cunha, José Geraldo Barreto, Waldemar de Souza Almeida, Demóstenes Barnabé da Silva e Aristides Olímpio Araújo.
Como já se esperava o prefeito Municipal continuou enfrentando a escassez de recursos para bem administrar o Município não podendo nem mesmo realizar os mínimos investimentos, mesmo na educação para proporcionar aos munícipes uma melhor qualidade de vida. Continuou, pois, a exemplo da administração anterior cumprindo o enfadonho expediente semanal, e mantendo os subsídios para as escolas leigas que ainda eram necessárias, vez que as Escolas Reunidas César Zama, inauguradas em 1937, já se tornara pequena para atender à demanda da cidade.
Na área da saúde o Prefeito continuou mantendo parcerias com os dois médicos da cidade, Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino e Dr. Britoaldo de Magalhães Miranda, que atendiam à população recebendo uma pequena ajuda financeira por parte do Município.
Com a saída do Dr. Clodoaldo da cidade, que foi residir em Belo Horizonte, o Dr. Britoaldo, apesar das limitações de saúde que enfrentava, continuou a dar assistência médica na sede e no interior do Município.
Mesmo com grande sacrifício financeiro o prefeito Justiniano deixou um marco que até hoje persiste na cidade. Trata-se do obelisco construído em homenagem ao ditador Getúlio Vargas, erigido na praça do mesmo nome, defronte ao velho cais da cidade.
Durante o mandato do Prefeito Justiniano, inexistiu Câmara de Vereadores, por determinação do ditador Getúlio Vargas que aboliu todas as casa legislativas do Brasil.
Eventos acontecidos no período:

27 de outubro de 1941: Nasceu Eseir Rocha, na cidade de Santo Inácio, estado da Bahia, filha do Sr. Edésio Rocha e de D. Elsa Moreira Rocha.
03 de janeiro de 1942: Nasceu Marino Ribeiro dos Santos, na ilha do Guaxinim, município de Xiquexique, filho de Maximiano Ribeiro dos Santos e de Joana Rodrigues dos Santos.
07 de janeiro de 1942: Nasceu Climéria Marques Campos, filha de Adelino Marques Fontoura e de Alcina Pereira de Assunção.
05 de março de 1942: Nasceu Reiilson Baraúna Nolasco, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Alexandre Baraúna Bahia e de Joana Nolasco Baraúna..
23 de março de 1942: Nasceu Hilda Pereira Gomes, na vila de Central, Xiquexique, filha de Genuíno Pereira Gomes e de Otacília Feliciano de Carvalho.
23 de março de 1942: Nasceu Marta Lúcia de Castro Rocha, na cidade de Formiga, estado de Minas Gerias, filha de Waldemar Alves de Castro e de Ana de Oliveira de Castro. Marta Lúcia de Castro Rocha se casou com Honório de Queiroz Rocha, na cidade de Petrolina. O casal teve duas filhas: Maria Amanda de Castro Rocha e Ana Vitória de Castro Rocha.
24 de março de 1942: Nasceu Carlos Ney Nogueira de Miranda, filho de Aurélio Gomes Miranda e de Joaquina Nogueira Miranda.
29 de março de 1942: Nasceu Pascoal Nery de Souza, filho de Francisco Nery de Souza e de Adozina Marques de Souza.
05 de maio de 1942: Nasceu Terezinha de Figueiredo Chaves, filha de Antonio de Figueiredo Bastos e de Amália Sampaio de Figueiredo. Casou-se com Juarez Morais Chaves, na cidade de Chique-Chique, no dia 09 de setembro de 1968. O casal teve três filhos: Maria Thereza de Figueiredo Chaves, Sandra de Figueiredo Chaves e Fábio de Figueiredo Chaves.
06 de julho de 1942: Nasceu Renan Teixeira Braga, filho de Raul Teixeira Braga e de Nair Miranda Braga.
29 de agosto de 1942: Nasceu Lisete Ribeiro Sampaio, na vila de Gameleira do Açuruá, município de Santo Inácio – atual município de Gentio do Ouro –, estado da Bahia, filha de Alberto Gomes Sampaio e de Ondina Ribeiro Gomes Sampaio.
30 de agosto de 1942: Nasceu Eliecy Félix Tarrão, na localidade denominada Angico de Fora, distrito de Tiririca de Luizinho – atual município de Itaguaçu da Bahia – município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Henrique Félix Tarrão e de Edite Ribeiro Tarrão..
06 de setembro de 1942: Nasceu José Nemésio Machado, na vila de Uibaí, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Nemésio Pereira Machado e de Ercília Carvalho Machado..
12 de outubro de 1942: Nasceu Angelita Rodrigues de Carvalho, filha de Antonio Rodrigues dos Santos e de Maria Rodrigues dos Santos.
17 de outubro de 1942: Nasceu Gislene da Silva Rocha, na vila de Ibiraba, município de Barra, estado da Bahia, filha de José Barbosa e Silva e de Amélia Soares Barbosa.
18 de outubro de 1942: Nasceu Pedro Pereira dos Santos, filho de Marcelino Pereira da Silva e de Anita Joaquina dos Santos..
13 de novembro de 1942: Nasceu Zélia Alves Jacobina, filha de Pedro Alves Jacobina e de Mariana Alves Jacobina.
21 de novembro de 1942: Nasceu Zenita Barreto de Souza, na cidade de Santo Inácio – atual vila de Santo Inácio, município de Gentio do Ouro –, estado da Bahia, filha de Otávio de Figueiredo Barreto e de Edna Novaes Barreto..
06 de dezembro de 1942: Seguiu para a Europa, integrando a Força Expedicionária Brasileira – FEB – que foi lutar nos campos de batalha da 2ª Grande Guerra Mundial, ao lado das tropas Aliadas, o jovem chique-chiquense Pompeu Ribeiro dos Santos.
01 de janeiro de 1943: Nasceu Irene Pereira Tarrão, filha de João Francisco dos Santos e de Amélia Pereira Bahia.
16 de janeiro de 1943: Nasceu Sílvio Carlos Sampaio bandeira, na cidade de Belmonte, estado da Bahia, filho de Manoel Mendes Bandeira e de Romana Antonia Sampaio.
23 de março de 1943: Nasceu Abvalho Pires de Carvalho, filho de Abdias Pres de Carvalho e de Almira Pires de Carvalho.
24 de março de 1943: Nasceu Juarez Morais Chaves, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Francisco Teixeira Chaves e de Maria Custódia Moraes Chaves. Juarez Morais Chaves se casou com Terezinha de Figueiredo Chaves, no dia 09 de setembro de 1968, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. O casal teve três filhos: Maria Thereza de Figueiredo Chaves, dentista, Sandra de Figueiredo Chaves, fisioterapeuta, e Fábio de Figueiredo Chaves, médico., que lhes deram três netos: Bernardo Chaves Lima, Sofia Chaves Lima e Felipe Chaves Escóssia Barbosa.
15 de abril de 1943: Nasceu João Barbosa dos Santos, filho de Feliz Barbosa e de Ana Rosa Nascimento dos Santos.
20 de abril de 1943: Nasceu Evande Alves da Rocha, filha de Braulino Alves Carneiro e de Adalgiza Alves da Rocha.
13 de maio de 1943: Nasceu Lígia Filomena de Menezes Santos, na cidade de Pirapora, estado de Minas Gerais, filha de Pedro Teles de Menezes e de Lígia Neves Dias. Lígia Filomena de Menezes Santos se casou com Carlos de Souza Santos, no dia 03 de fevereiro de 1962, na cidade São Paulo. O casal teve cinco filhos: Lídice Menezes Santos, Lígian Santos Oliveira, Carlos de Souza Santos Júnior, Maria Divina Menezes Santos e Lidiane Menezes Santos.
02 de junho de 1943: Nasceu Clélia de Miranda Guedes, filha de Osmar Guedes e de Felisbela de Miranda Guedes.

OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique” Ed. 1999 – Autor: Prof. Cassimiro Machado Neto.

2 comentários:

  1. quero encontrar antonio justiniano da rocha candeuba bahia

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se esse pedro ainda e vivo pois pode ser meu parente ou melhor meu avo meu email janaina-teles @ hot mail.com

    ResponderExcluir