domingo, 9 de maio de 2010

Foto Antiga e Histórica: Visita Importante

VISITA HISTÓRICA


No dia 12 de dezembro de 1912 o coronel Militão Rodrigues Coelho, um dos chefes políticos da cidade de Barra do Mondes (BA), situada na Chapada Diamantina, faz uma visita de solidariedade ao coronel Gustavo Teixeira da Rocha, na Fazenda Carnaúba, município de Xique-Xique (BA).
Por medida de segurança o Cel. Militão se fez acompanhar de um batalhão de homens armados, (guarda-costas), pois Xique-Xique estava conflagrado pelo grande conflito, que ficou conhecido pelo nome de ‘Barulhos de Chique-Chique’. Essa visita foi uma demonstração de força, colocando-se a disposição do amigo.

4 comentários:

  1. O coronel Gustavo é meu bisavô, na foto, em pé e mais alto, é meu tio Rosalvo, primeiro doutor da rigião, formado em Direito na cidade de Salvador. Boa lembrança

    ResponderExcluir
  2. olá juarez, parabens pelo blog... meu nome é celito regmendes, sou de uibaí, ha varios anos venho peskisando acerca da nossa historia(xiq-xiq, uibaí e toda microrregião de irecê)alem dos fatos históericos tambem trabalho com a genealogia das maiores familias do antigo TERMO DE CHIQUE-CHIQUE... GOSTARIA de ve mais fotos antigas no seu blog assim como gostaria de saber quem são os outros q estão na foto acima, reconheci militão e seu folho nestor coelho...

    ResponderExcluir
  3. Juarez o Celito Regmendes quer saber o nome das 4 pessoas nesta foto? É possivel? Valeu .

    Comentei sobre vc no BLOG XIQUESAMPA na matéria intitulada: COMUNICADO BLOG XIQUESAMPA, MATÉRIA EXCLÚIDA . VEJA :

    JUAREZ CHAVES : Olha ta pra ver entre nós dois quem é mais apaixonado por nossas raizes, nosso real povo, nossa cidade, nossa miscígenação... o nosso trabalho em respectivos Blogs colhe frutos dia após dia, a cada dia que passa ganhanhos uma legião de fãs Xique-Xiquenses e essa nossa proposta de divulgar a história e fatos, mostrar talendos escondidos de Xique-Xique mas de sussesso pelo mundo a fora é super gratificante pra nós, tenho vc como meu Pai ou irmão numa Patente como Blog direcionado a nossa terrinha, um dia ainda vamos beber água do Velho Chico e comer uma Curimatá ou um Surubim concertesa em nossa amada Xique-Xique.

    Valeu por seus comentários a minha pessoa, é uma prazer trocar idéias com a sua pessoa .

    Grato Adriano Brito/BLOG XIQUESAMPA .

    ResponderExcluir
  4. Na foto, vê-se sentados o Cel. Militão Rodrigues Coelho(com a farda da Guarda Nacional) e Rosalvo Teixeira da Rocha. Em pé, da esq. p/ a dir., Messias Teixeira da Rocha e Nestor Rodrigues Coelho(filho de Militão, ex-prefeito de Barra do Mendes, ex-deputado estadual). Rosalvo e Messias eram filhos do Cel. Gustavo. Rosalvo formara-se em Direito na cidade de Salvador em 1907, e logo ocuparia cargos jurídicos nas comarcas da região do São Francisco. Em 1912, ouvi os mais velho contar, que ele foi ameaçado de morte. Inimigos disseram que se ele pusesse os pés em Xique-Xique, iriam matá-lo. O motivo da ameaça devia se relacionar a brigas político-partidárias. Sabendo disso, o pai dele entrou em contato com o Cel. Miltão, de quem era bastante amigo,inclusive eram compadres. Dias antes de Rosalvo desembarcar do vapor em Xique-Xique, Militão chegou na Fazenda Carnaúba, com sua cabroeira. No dia do desembarque, o Cel. Militão Coelho e seu quartel general com a fitinhas vermelhas tripudiando na boca do fuzis entrou em Xique-Xique, foi para o cais, e lá ficou esperando o vapor.Rosalvo chegou e ninguém mexeu nele. Essa foto foi tirada por esta época.
    Rosalvo depois se estabeleceu em Jacobina e Salvador.
    Messias morou em Juazeiro e Xique-Xique.Era avô do engenheiro Flavinho.

    ResponderExcluir