sexta-feira, 14 de maio de 2010

Pessoas que fizeram Xique-Xique: Aristóteles Marçal da Silva

Aristóteles Marçal da Silva nasceu na vila de Marrecas, atual Iguira, pertencente ao município de Xique-Xique (BA), filho de José Marçal da Silva e de Júlia Rosa da Silva. Desejando conseguir trabalho e melhorar o nível de instrução, Aristóteles, na juventude, sujeitou-se ao êxodo nordestino e partiu para o sudeste brasileiro onde trabalhou e estudou durante alguns anos na cidade de São Paulo (SP). Após alguns anos de residência na capital paulista e já com um melhor nível de instrução, Aristóteles retornou à Bahia e, após algum tempo residindo em Salvador (BA), conseguiu ingressar nos quadros da Secretaria Estadual da Fazenda naquele Estado, sendo designado para a Coletoria Estadual de Xique-Xique, na função de Guarda Fiscal. Mais tarde, já residindo em Xique-Xique, ingressou na função de Serventuário da Justiça, onde exerceu a função de Oficial (Substituto) do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Escrivão (Titular) dos Feitos Criminais.
Além de servidor público, Aristóteles Marçal da Silva fez, ainda, uma pequena incursão na política de Xique-Xique tendo sido eleito vereador por dois mandatos para a Câmara Municipal, nas legislaturas de 1951-1955 e 1959-1963.
Aristóteles Marçal da Silva se casou com D. Olindina Pereira Silva e tiveram sete filhos: Clélia Marçal da Silva, Milton Marçal da Silva, Clécia Marçal da Silva, Aristóteles Marçal Filho, Nilton Marçal da Silva, Nancy Marçal da Silva e Lília Marçal da Silva.
Aristóteles Marçal da Silva faleceu no dia 13 de maio de 1982, em Xique-Xique, onde seu corpo está sepultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário