sábado, 26 de junho de 2010

Fato Histórico: Time de Futebol de 1922

Futebol em Xique-Xique (BA)

Não é de graça que o futebol é o esporte tido como brasileiro apesar de haver nascido em outro País. E isso é mais visível nos períodos de disputa de Copa do Mundo, como a que estamos vivendo atualmente.
Xique-Xique, a exemplo das demais cidade do Brasil, sempre dedicou especial importância a esse esporte. Sempre possuiu, desde o século passado, bons times de futebol, tidos como os melhores da região e sempre administrados por cidadãos aficcionados, destacando-se entre eles, o Sr. João Pacheco, o Sr. Adonias e o Dr. Hélcio Bessa, que tinha como base do seu time os estudantes do Ginásio Senhor do Bonfim.
A foto histórica aqui exposta, do ano de 1922, mostra o que por tradição seria o primeiro time de futebol de Xique-Xique, mantido e liderado pelo jóvem desportista João Batista Avelino, conhecido como Janjão. Formavam o time os seguintes rapazes xiquexiquenses: Antonio Bastos (1), (2), Messias (3), Saul (4), Acrísio (5), Gustavinho (6), Janjão (7), Chico Farias (8), Lameu (9), P. Wid (10) e Magalhães (11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário