sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Bando de Lampião: O Cangaceiro JARARACA




O CANGACEIRO JARARACA

José Leite de Santana, pernanbucano, conhecido como JARARACA, era um dos mais valentes cangaceiros do bando do Capitão Virgulino.
Foi um dos mais atuantes durante o ataque feito pelo bando à cidade de Mossoró (RN), tendo, em função disso recebido um tiro no peito, e ficado estirado na rua. Como a população mossoroense resistiu bravamente ao ataque, os cangaceiros bateram em retirada deixando o companheiro Jararaca que foi dado como morto.
Logo que o bando retirou-se da cidade, mesmo temendo um retorno de Lampião o povo foi para as ruas e encontrou estendido e ferido o cangaceiro Jararaca, ainda vivo, que de imediato foi capturarado e arrastado para a prisão local, onde ficou aguardando a execução que lhe estava reservada.
Antes de ser executado, Jararaca riu com as lembranças de suavida ao lado de Lampião e, ainda na cadeira virou atração pública na cidade potiguar. Quando já apresentava alguma melhora do ferimento, mesmo sem ser medicado, ouviu que seria transferido para a capital, Natal. Era mentira. Relata quem assistiu que, “Alta noite, da quinta para a sexta-feira, levaram Jararaca para o cemitério, onde já estava aberta sua cova”. Pressentindo que ia ser sacrificado, Jararaca diz: “Sei que vou morrer. Vão ver como morre um cangaceiro!”
O capitão Abdon Nunes, que comandava a polícia em Mossoró, relatou dias depois os momentos finais do capanga de Lampião: “Foi-lhe dada uma coronhada e uma punhalada mortal. O bandido deu um grande urro e caiu na cova, empurrado. Os soldados cobriram-lhe o corpo com areia”. Tinha 22 anos de idade.


Pelas circunstâncias da morte, o túmulo de Jararaca virou local de romaria. Até hoje as pessoas rezam e fazem promessas com pedidos ao cangaceiro executado.

4 comentários:

  1. Fazer promessas com pedidos a um assassino!!!! Isso é demais.

    ResponderExcluir
  2. Amigos do Blog Xique-Xique:
    É lamentável que a minha Mossoró tão bela e hospitaleira, é responsável pela morte do cangaceiro Jararaca.
    José Leite de Santana, o Jararaca, nasceu no dia 05-05-1901 em Pajeú das Flores, no Estado de Pernambuco (terra do Sinhô Pereira), e faleceu no dia 18-06-1927.
    Era um homem forte, de estatura mediana, moreno-escuro e muito violento. De comportamento absurdo, obrigando-se a fugir de sua cidade, indo para Maceió, Alagoas. Foi covardemente assassinado em Mossoró, no dia 18 de junho de 1927, cinco dias depois da invasão de Lampião.
    Com medo da jararaca humana se soltar, ou mesmo Lampião voltar à cidade para resgatá-la, os policiais resolveram covardemente assassiná-la.
    É claro que não devemos deixar de elogiar os bravos homens que defenderam Mossoró do ataque de Lampião. Mas Mossoró errou e errou muito, em ter decidido que o cangaceiro seria morto aqui mesmo.
    O que vemos nos depoimentos que foram dados aos repórteres, por pessoas que estavam presentes na noite que fizeram a “covarde chacina à Jararaca”, é que o cangaceiro foi desprezado e brutalmente assassinado. Ainda comentam que ele foi enterrado vivo. Uma justificativa para que possamos defender o bandido, é que ele estava algemado, baleado, faminto e muito doente.
    Existe um dito popular que diz: “não se mata homem deitado e nem amarrado”. Imagine bem o sofrimento deste homem quando viu que estava chegando a um lugar que jamais sairia dali vivo. Sem defesa e sem proteção de Deus. E principalmente sendo justiçado pelo homem que não sabe fazer justiça.
    Outra perversidade foi o desprezo que deram ao cangaceiro. Não chamaram um médico, e nenhum comprimido foi dado ao marginal, para que ele se sentisse aliviado das dores causada pela bala, que perfurou o seu peito e caminhou rasgando o pulmão. Isso, se ver claramente na foto que foi tirada no momento em que ele estava na cadeia.
    Lembrando aos amigos do Xique-Xique, que Jararaca não foi encontrado baleado no meio da rua. Ele fugiu do tiroteio, já baleado, e foi se esconder próximo à ponte do trem, no bairro Alto da Cocenição.
    Dois senhores que faziam trabalhos rotineiros, o encontraram, mas por acaso. Jararaca pediu a um deles que fosse comprar material para tratar do seu ferimento.
    Mas o sujeito que fora à farmácia comprar o medicamento, foi direto informar aos policiais, que lá na ponte havia um bandoleiro ferido. Assim que os mesmos souberam, seguiram para prenderem o cangaceiro. Prenderam-no e o conduziram para a cadeia. Cinco dias depois, o cangaceiro foi covardemente executado pelos policiais.
    Abraço aos amigos do Blog Xique-Xique.
    José Mendes Pereira

    ResponderExcluir
  3. Jararaca estava trabalhando em sua roça no município de Sertânia PE quando recebeu um recado de lampião: O capitão está lhe chamando em cima da serra; Jararaca de imediato falou que se o capitão lampião tivesse negocio viesse cá. Lampião se dirigiu a ele e ao cumprimenta-lo ele continuou trabalhando, lampião manobrou o rifle e deu-lhe um tiro próximo aos seus pés. Jararaca falou: o senhor só é mais home que eu porque está com esse rifle ai; me de um punhal vamos vê quem sai vivo. Lampião de imediato convidou-o para fazer parte do seu grupo e Jararaca jogou a inchada muito longe e o segiu.
    Veja como os católicos são faceis de enganar: estão fazendo promessa com um criminoso. outro dia na cidade de Caruarú PE em uma janela um vidro com um defeito de fabricação, saiu em jornal que era uma imágem e o povo fez romaria de muitos lugares para visitar.
    É uma enorme falta de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Ola bom dia sou Sobrinha Neta de Jararaca, meu pai contava muitas histórias dele.Tenho muita vontade de conhecer seu túmulo em Rio Grande do Norte. Sou da família Ferreira de Paiva

    ResponderExcluir