sábado, 31 de julho de 2010

Fato Histórico em Xique-Xique:ENERGIA TERMOELÉTRICA

ENERGIA TERMOELÉTRICA EM XIQUE-XIQUE


No dia 03 de maio de 1936, Xique-Xique, no Estado da Bahia, foi contemplada com a instalação de uma caldeira de fabricação inglesa para fornecimento de energia elétrica à cidade. O combustivel era a lenha, a energia produzida era de baixa qualidade, mas foi um ganho de qualidade de vida para os xiquexiquenses que até aquela data ainda usavam os lampiões à querosene para iluminar as ruas. Essa grande benfeitoria foi introduzida pelo Cel. Francisco Xavier Guimarães, Prefeito Municipal no quadriênio 1933/1938. Veja matéria sobre o assunto, publicada no Blog XIQUEXIQUE, no dia 09.04.2010.
Durante a campanha eleitoral de 1950 para a Prefeitura de Xique-Xique, o candidato eleito, Farmacêutico João Rodrigues Soares, colocou como principal pilar do seu discurso a melhoria da energia elétrica fornecida à Sede do Município, prometendo adquirir motores à óleo diesel para geração de energia elétrica em Xique-Xique e nos distritos de Central e Uibaí.
Ao ser empossado prefeito municipal o Sr. João Rodrigues Soares, mandato de 1951/1955, tratou, imediatamente de cumprir a sua principal promessa de campanha, enviando mensagens ao poder legislativo municipal pedindo autorização para a compra dos três motores que deveriam fornecer energia elétrica a Xique-Xique a aos distritos de Central e Uibái. Foi um procedimento relativamente rápido ante as inúmeras providências legais e burocráticas, que foram tomadas, pois, já no anos seguinte, 1952, Xique-Xique já contava com eletricidade, agora fornecida por um potente motor gerador de fabricação alemã, movido a óleo diesel, melhorando, consideravelmente a qualidade de vida da população, não obstante a energia continuar sendo fornecida apenas no horario de 18:00 às 22:00 horas.
A energia termoelétrica perdurou até o ano de 1981 quando a cidade recebeu a energia hidrelétrica de Paulo Afonso resolvendo em definitivo a precária situação.

Obs.: Informações extraídas e selecionadas do livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique” Ed. 1999 – Autor: Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário