sábado, 17 de julho de 2010

Fato Histórico: Primeiro Promotor de Xique-Xique (BA)


LUIZ VIANA
Primeiro Promotor de Justiça de Xique-Xique
– 1871-1880 –

No ano de 1871 o Dr. LUIZ VIANA assumiu o cargo de Promotor de Justiça da Comarca de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique. Bacharel em Direito formado em 1870 pela Faculdade de Direito do Recife, o Dr. Luiz Viana, exerceu a função de Promotor de Justiça até o ano de 1880, tendo como Promotor Substituto o bacharel em Direito Fernando Olímpio Machado, natural de Xique-Xique.
Luiz Viana nasceu no dia 30 de novembro de 1846, em São José do Riacho, Município de Casa Nova (BA), e era filho do Sr. José Manuel Viana e de D. Inês Ribeiro Viana.
Logo que chegou em Xique-Xique adquiriu, por compra, a Fazenda Carnaúba, à qual vendeu ao Cel. Gustavo Teixeira da Rocha, em 1881 quando foi transferido da cidade para o Rio Grande do Sul.
Cas0u-se com D. Joana Gertrudes Viana – natural da cidade da Barra (BA), da união tiveram apenas um filho, Luiz Viana Filho, nascido em Paris (França) no dia 28 de março de 1908.
Em 1881 o promotor Dr. Luiz Viana é transferido para a cidade de Santa Cristina do Pinhal (RS) onde permanceu até o ano de 1886 quando retorna à Bahia para assumir cargo de Juiz de Direito da Comarca de Mata de São João, no recôncavo baiano, e daí transferido para a Comarca da cidade do Salvador (BA), onde chega a ser Desembargador e Presidente do Tribunal de Apelação, atual Tribunal de Justiça, daquele Estado.
Com a implantação do regime republicano em 15 de novembro de 1889, o Dr. Luiz Viana ingressou na carreira política tendo sido eleito senador constituinte do Estado da Bahia, onde chega ao cargo de Presidente do Senado.
Luiz Viana foi o único baiano a ter honra de ser presidente dos três poderes no Estado da Bahia: presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, presidente do Poder Legislativo da Bahia e governador do estado da Bahia.
Deu-se em sua administração como Governador da Bahia (1896/1900) aquele que hoje é considerado o maior crime que o Estado já praticou em nossa História: a Guerra de Canudos,
Na cidade de Xique-Xique, onde foi Promotor de Justiça entre 1871 e 1880, o Dr. Luiz Viana tem o seu nome numa das praças mais antigas e da cidade bem como no fórum da comarca local.
O Dr. Luiz Viana faleceu a bordo do navio Limburgia, no dia 06 de julho de 1920, quando viajava com a família para Paris, com escala em Lisboa.
OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique” Ed. 1999 – Autor: Cassimiro Machado Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário