domingo, 11 de julho de 2010

Prefeito Municipal - JOSÉ PEREGRINO DE SOUZA


Prefeito José Peregrino de Souza
– 1955-1959


Eleição: 03 de outubro de 1954.
Diplomação: 31 de março de 1955.
Mandato: 07 de abril de 1955 a 07 de abril de 1959.
Presidentes da República:
Luiz Café Filho(24.08.1954-09.11.1955);
Carlos Coimbra da Luz (09.11.1955-11.11.1955)
Nereu de Oliveira Ramos (11.11.1955-31.01.1956) e
Juscelino Kubitschek de Oliveira (31.01.1956-31.01.1961).
Governador da Bahia:
Antonio Balbino de Carvalho Filho (07.04.1955-07.04.1959).
Juiz da Comarca: Pedro Bento de Souza.

O Sr. José Peregrino de Souza, eleito prefeito de Xique-Xique na eleições realizadas em outubro de 1954, demonstrou ser um político competente, vez que conseguiu derrotar em renhido pleito o experiente político de Central, Sr. Felinto Pires Maciel que durante o período de 1948 1951 exercera o mandato de vereador em Xique-Xique, representando o importante distrito de Central. A vitória foi um feito notável, pois o Sr. José Peregrino de Souza não era tão conhecido na sede do município e nunca fora eleito para um mandato legislativo.
O ainda candidato José Peregrino de Souza, sensibilizado com a inexistência de um Curso Ginasial em Xique-Xique, impossibilitando que os mais pobres pudessem galgar mais um degrau após a conclusão do Curso Primário, no Prédio Cezar Zama, única escola pública da cidade, decidiu incluir como prioridade no seu programa de governo, a criação de um ginásio na cidade. Era um sonho, na época, considerado quase impossível devido á extrema burocracia nesse sentido.
Ao tomar posse, no dia 07 de abril de 1955 e escolher os seus auxiliares representados pelos Secretários Crispim de Amorim Coelho e Carlos Ribeiro Rocha e pela Tesoureira Zulmira Marçal da Silva, o prefeito eleito se lançou por inteiro no seu projeto da criação do ginásio.
De início sentiu que a luta não seria fácil, pois o sucesso do empreendimento dependia, também, da boa vontade da Câmara de Vereadores órgão onde deveria ser aprovado o projeto do ginásio que seria elaborado e enviado pelo poder Executivo. E, ali, o Poder Executivo não tinha maioria. Seria uma grande batalha, de um lado o Prefeito querendo criar um curso ginasial na cidade, e do outro lado a Câmara de Vereadores com maioria oposicionista, pronta a impedir que o Executivo cumprisse a sua mais importante promessa de campanha. O Prefeito mesmo tendo consciência de que não dispunha de votos suficientes e necessários enviou o projeto do ginásio.
Enquanto o Poder Legislativo Municipal acolhia e estudava o projeto de criação do Ginásio Municipal Senhor do Bonfim o prefeito José Peregrino de Souza, diplomaticamente, buscava dialogar com os vereadores da oposição, buscando convencê-los da importância histórica da aprovação de medida tão significativa para a sociedade xiquexiquense.
O corpo-a-corpo entre o poder executivo e o poder legislativo exigiu muita paciência, sagacidade política e jogo de cintura do novo prefeito que, após muita luta conseguiu ver aprovada o sua promessa de campanha, a vitória maior do seu governo a criação do Ginásio Municipal Senhor do Bonfim. Essa grande luta entre o Prefeito Municipal José Peregrino de Souza e a Câmara de Vereadores de Xique-Xique, no período de 1955 a 1959 para a criação do Ginásio Senhor do Bonfim, já foi parcialmente contada na matéria “O Ginásio Senhor do Bonfim e o Bolsa Família”, publicada no Blog XIQUEXIQUE no dia 23.jan.2010.
Estando o seu principal projeto de governo nas mãos dos vereadores, enquanto conversava com os mesmos o Prefeito partiu para a realização de outras obras menores mas de muita importância para o grande município que agora governava:
I) Não obstante a grande falta de recursos financeiros, mandou recuperar todas as estradas do Município, por onde trafegavam os poucos caminhões e automóveis existentes, além dos carros-de-bois, das tropas de burro, das boiadas e dos habitantes montados a cavalo.
II) Visitou pessoalmente os lugares mais castigados pela falta de água, verificando o que deveria ser feito e tomando as providências para minimizar os graves problema de falta d’água provocados pela seca.
III) Providenciou uma total recuperação nas escolas públicas das vilas de Iguira, Copixaba, Tiririca, Uibaí e Central, locais que dispunham de pequenos prédios escolares, de ensino primário.
IV) O posto de puericultura da cidade, construído em administração anterior, fazia atendimentos apenas à saúde da criança e, na melhor das hipóteses alguma ajuda e orientação às futuras mães, no que pese Xique-Xique contar com 3 filhos médicos: Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino, Dr. Britoaldo de Magalhães Miranda e Dr. Hélcio Bessa.
Visando melhorar o atendimento médico que estava sendo realizado no Posto de Puericultura, o Prefeito tomou as seguintes providências:
a) substituiu os equipamentos médicos, por outros mais novos:
b) providenciou medicamentos básicos, para distribuição gratuita aos pacientes de menor condição financeira;
c) ampliou o quadro clínico, incorporando os três médicos da cidade nos trabalhos de atendimento e alongando os horários de atendimento a todos;
V) Adquiriu, , o serviço de alto-falantes da Voz da Liberdade que foram leiloados pela Justiça Federal para que permanecessem em Xique-Xique, alegrando a cidade com as músicas divulgadas pelos auto-falantes espalhados por diversas ruas.
No quadriênio 1955-1959 a Câmara Municipal de Xique-Xique compunha-se dos seguintes vereadores: Artur José do Bonfim (Marrecas), Benjamim Alves de Almeida (Copixaba), Cantídio Pires Maciel (Central), Eliezer Rocha (Uibaí), Eusébio Ferreira de Brito (Central), Francisco Nunes de Souza (Sede), José Clemente da Cunha (Sede), Pedro da Rocha Machado (Uibaí), Pedro Machado (Chapada do Jacaré), Samuel Rodrigues Soares (Sede) e Valdomiro do Rosário Borges (Sede).
Dos onze vereadores eleitos, somente cinco apoiavam o Prefeito José Peregrino de Souza: Artur José do Bonfim (Marrecas), Benjamim Alves de Almeida (Copixaba), Eliezer Rocha (Uibaí), Eusébio Ferreira de Brito (Central) e Samuel Rodrigues Soares (Sede).
A lista de suplentes estava composta pelos seguintes nomes: Humberto de Souza Nogueira (Sede), João Custódio de Moraes (Sede); Jubilino Fernandes de Souza (Uibaí) e Nizan Gomes (sede).
A legislação determinava o período de um ano para o mandato dos membros da mesa diretora da Câmara Municipal.
No ano de 1955 a mesa diretora da Câmara Municipal de Xique-Xique foi presidida pelo vereador Eusébio Ferreira de Brito, eleito pelo distrito de Central. Nesse ano legislativo aconteceu o desaparecimento do livro de atas da Câmara Municipal, perdendo-se, assim todos os registros, contidos naquele livro.
No ano de 1956 a mesa diretora foi presidida pelo vereador , Pedro da Rocha Machado, eleito pelo distrito de Uibaí.
No ano de 1957, a mesa diretora da Câmara foi presidida pelo vereador Samuel Rodrigues Soares, eleito pela Sede.
Durante a gestão do Prefeito José Peregrino de Souza, aconteceram os eventos:
14 de abril de 1955: Nasceu José Geraldo Ribeiro dos Santos, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Claudionor Rodrigues do Nascimento e de Maria Angélica Ribeiro dos Santos.
18 de abril de 1956: Nasceu Rodrigo Leite Bessa, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Edvando Guimarães Bessa e de Valdete Leite Bessa.
20 de maio de 1955: Nasceu Francisco Marçal Filho, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Francisco Marçal da Silva e de Anita de Carvalho e Silva.
23 de junho de 1955: Nasceu João Ferreira dos Santos, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Valdomiro Ferreira dos Santos e de Emília Santos.
30 de julho de 1955: Nasceu Alcion de Souza Barreto, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Joel de Figueiredo Barreto e de Nair Moreira Barreto
08 de dezembro de 1955: Nasceu Melquíades Pereira do Nascimento, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de João Pereira da Costa e de Angélica Macedo do Nascimento.
14 de dezembro de 1955: Nasceu Clara Rocha Pereira, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Saturnino Cardoso Rocha e Petronília Rocha.
21 de dezembro de 1955: Nesta data, em plena Legislatura 1955-1959, sumiu, de forma desconhecida e misteriosa, um dos mais importantes livros de atas da Câmara Municipal de Chique-Chique. Alguma pessoa anônima, provavelmente um servidor da casa ou um membro do Poder Legislativo Municipal de Chique-Chique, tomou consigo o citado livro e o fez desaparecer. Investigações foram efetuadas, mas o livro não foi encontrado e nem pistas de quem possa tê-lo feito desaparecer. Todos os registros históricos, de longo período do Poder Legislativo Municipal, desapareceram e ficaram perdidos para sempre.
14 de janeiro de 1956: Nasceu Clarice Pereira de Souza, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Amando Pereira de Souza.
10 de maio de 1956: Nasceu Maria da Glória Carvalho Santos, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Adonias Oliveira de Carvalho e de Ernestina Batista de Carvalho
15 de maio de 1956: Nasceu José Renato de Carvalho, na vila de Tiririca de Luizinho – atual cidade de Itaguaçu da Bahia –, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Iracema Pereira de Carvalho.
26 de junho de 1956: Nasceu Everaldo Nilo da Franca Pinheiro, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Nilo Castelo Branco Pinheiro e de Mirbene Franca Pinheiro.
24 de agosto de 1956: A Câmara de Vereadores de Chique-Chique aprovou o projeto do Prefeito Municipal José Peregrino de Souza criando o Ginásio Senhor do Bonfim para ministrar o curso ginasial na cidade de Chique-Chique, cuja inauguração solene aconteceu no dia 1º de março de 1959, entrando em efetiva atividade no dia seguinte, ou seja, no dia 02 de março de 1959.
1956: No segundo semestre deste ano, o presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-1961), assinou ordem de serviço determinando a construção da rodovia encascalhada interligando os municípios de Chique-Chique e Feira de Santana.
22 de outubro de 1956: Nasceu Maria Gorete do Nascimento Melo, na localidade de Piri, no município de Sento Sé, estado da Bahia, filha de Pedro Muniz do Nascimento e de Odália Dos Reis Nascimento.
16 de novembro de 1956: Nasceu Geraldo Francisco Pinheiro, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Antonio Francisco Pinheiro e de Petronília Francisca Pinheiro.
03 de dezembro de 1956: Romildo de Lima Miranda se casou com Abigail Bessa Miranda, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. O casal teve três filhos: Romildo Tércio Bessa Miranda, Maria de Cássia Miranda Ernesto e Milena Maria Bessa Miranda.
07 de março de 1957: A Câmara Municipal de Chique-Chique aprova projeto dos vereadores Cantídio Pires Maciel, Pedro Machado e Samuel Rodrigues Soares sobre encaminhamento da emancipação política de Central, que será enviado à Assembleia Legislativa da Bahia pedindo homologação.
19 de março de 1957: Nasceu José Carlos Paz Rodrigues, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de José Rodrigues e Eva Silva Paz Rodrigues
24 de março de 1957: Nasceu Edílson Rodrigues da Cruz, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Durval Alves da Cruz e de Lourdes Rodrigues da Cruz.
19 de abril de 1957: Nasceu Claudionor Cunha Júnior, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Claudionor Francisco Cunha e de Nenízia Carvalho Cunha.
21 de abril de 1957: Valdomiro Firmo de Meira se casou com Abelita Pinheiro Meira, na Igreja Matriz Senhor do Bonfim, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. O casal teve oito filhos: Jorge, Juarez, Gilmar, Giselda, Josenias, Gisalda, Josivaldo e Jâmison.
03 de maio de 1957: Foi fundada a Colônia dos Pescadores Z-37 da Cidade de Chique-Chique, sendo seus principais articuladores e principais fundadores Domingos Alves da Costa, José de Assis Ribeiro, João Pereira da Costa, Francisco Pereira da Costa, José Alves da Costa, Francisco Alves da Costa, Germano Pereira Filho e Justiniano Ferreira da Silva.
06 de maio de 1957: Nasceu José Francisco Gonçalves dos Santos, na Fazenda Milho Verde, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Dilça Vargas dos Santos e de Luís Gonçalves dos Santos.
02 de junho de 1957: Nasceu Joana da Costa Cruz, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Manoel Alves da Costa e de Zulmira Francisca dos Santos..
13 de junho de 1957: Nasceu Vanda Martins Sampaio, na vila de Central, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Alexandre Casimiro Machado e de Basilice Martins Machado.
14 de julho de 1957: O Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino fundou a Escola Confessional José Petitinga, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. A instituição está ligada ao Centro Espíritas Agostinianos da referida cidade.
15 de agosto de 1957: Nasceu Jorge Pinheiro Meira, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Valdomiro Firmo de Meira e de Abelita Pinheiro Meira..
15 de agosto de 1957: Nasceu Marli Neres Nepomoceno, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Lindolfo Neres Nepomoceno e de Graciana Ferreira Nepomoceno. e Chique-Chique.
20 de setembro de 1957: Nasceu Everaldo Leite Bessa, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho Edvando Guimarães Bessa e de Valdete Leite.
09 de outubro de 1957: Nasceu Hormito Hormes Filho, na cidade Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Hormito Hormes e Darcy Carvalho Hormes.
10 de outubro de 1957: Nasceu Delzuíta Pereira de Melo Santos, no distrito de Iguira, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Juracy Barbosa de Melo e de Maria Hermínia de Melo.
28 de novembro de 1957: Nasceu Ilsa Maria Carvalho Lobo, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de David Pereira de Carvalho e de Evonaide Teixeira de Carvalho
18 de dezembro de 1957: Nasceu João Guedes de Carvalho, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. Torna-se funcionário público estadual e ingressa na política, tornando-se vereador na eleição de 1992.
26 de dezembro de 1957: Nasceu Dílson Ferreira dos Santos, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de José Rodrigues dos Santos e de Ana Ferreira dos Santos.
29 de dezembro de 1957: Murilo de Albuquerque Ramos se casou com Geny Feitosa Ramos, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. A cerimônia foi celebrada no templo da Igreja Matriz Senhor do Bonfim, celebrada pelo padre Francisco, pároco local. O casal teve os seguintes filhos: Manoel Amâncio Feitosa Ramos, Antonio Feitosa Ramos Neto, José Carlos Feitosa Ramos, Marcos Vinícius Feitosa Ramos e Danillo de Albuquerque Ramos Sobrinho.
19 de janeiro de 1958: Nasceu Edson Alves da Cruz, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Durval Alves da Cruz e de Nilza Marcelino Rodrigues..
27 de fevereiro de 1958: Nasceu Rôse Narlê Oliveira Silva, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Florentino Oliveira Silva e Edite Pereira Silva.
06 de abril de 1958: Dr. Hélcio Bessa e a Dra. Joselita Bastos Bessa contraem matrimônio, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, nesta data; posteriormente este casal de médicos funda a Clínica Alexandrina Bessa, situada na Rua monsenhor Costa, centro de Chique-Chique.
05 de maio de 1958: Nasceu Edna Maria da Silva Bonfim, na vila de Tiririca de Luizinho – atualmente Itaguaçu da Bahia –, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Plácido Alves de Almeida e de Delzuíta Maria da Conceição Almeida.
12 de junho de 1958: Nasceu Romildo Tércio Bessa Miranda, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Romildo de Lima Miranda e de Abigail Bessa Miranda.
15 de junho de 1958: Nasceu Arlete Pires de Carvalho e Figueiredo, na vila de Tiririca de Luizinho – atual cidade de Itaguaçu da Bahia –, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Alberto Pires de Carvalho e de Eunice Pereira do Nascimento
29 de junho de 1958: João de Almeida Cunha se casou com Evandite Medeiros de Almeida, em Iraquara, estado da Bahia. O casal teve quatro filhos: Armando Medeiros de Almeida Neto, Adalberto Medeiros de Almeida, Gilvânia Medeiros de Almeida Dourado e Agdo Medeiros de Almeida.
09 de julho de 1958: Nasceu Rui Castro Avelino de Oliveira Rocha, em Gentio do Ouro, estado da Bahia. Tornou-se comerciante em Chique-Chique e ingressa na política elegendo-se vereador no pleito de 1982. Presidiu a mesa diretora da Câmara Municipal de Chique-Chique no biênio 1987-1988.
10 de julho de 1958: Nasceu Marlene Cunha Fontes, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Nizan Gomes Cunha e Maria Peregrino Cunha
12 de agosto de 1958: O governador do estado da Bahia, Antonio Balbino de Carvalho Filho, sancionou a Lei Estadual nº 1017, aprovada pela Assembleia Legislativa, que criou o município de Central, desmembrando-o do município de Chique-Chique. O novo município incorpora as vilas de Uibaí e Presidente Dutra, além dos enormes e importantes povoados de Chapada do Jacaré (atual Jussara), São Gabriel e Riacho de Areia (atual vila de Hidrolândia). O município de Central foi instalado no dia 07 de abril de 1959 com a posse de seu primeiro Prefeito Municipal Eusébio Ferreira de Brito, que administrou o município até o dia 07 de abril de 1963.
25 de agosto de 1958: Nasceu Daudth Cruz Lima, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Wilson Pereira Lima e de Ana Cruz Lima.
25 de agosto de 1958: Faleceu Abdias Ferreira de Carvalho, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia.
02 de setembro de 1958: Nasceu Joeuza Pinheiro Meira, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Joel Firmo de Meira e de Maria Euza Pinheiro Meira.
05 de outubro de 1958: Nasceu Aurelita de Almeida Pinheiro, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Valdemar Almeida Lobo e de Francisca Xavier do Nascimento.
18 de outubro de 1958: Nasceu Nívea Cristina Pinheiro Leite Sampaio, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Sandoval Aves Leite de Nívea Pinheiro Leite.
23 de novembro de 1958: Foi inaugurada a agência postal telegráfica de Chique-Chique, pertencente ao Departamento de Correios e Telégrafos, à Rua Monsenhor Costa, n° 132; posteriormente ela se transferiu para a Rua Coronel Manoel Teixeira de Carvalho, n° 91.
03 de dezembro de 1958: Francisco Marçal da Silva foi eleito Prefeito Municipal de Chique-Chique, derrotando Custódio B Moraes e Nélson Alves de Almeida. Na mesma data, Djalma Alves Bessa se elegeu para o segundo mandato de deputado estadual.
19 de dezembro de 1958: Nasceu Joelmir de Souza Barreto, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Joel de Figueiredo Barreto e de Nair Moreira Barreto.
24 de dezembro de 1958: Nasceu Dislai Ferreira Evangelista, na Fazenda Talhado, no distrito de Presidente Dutra, no recém-emancipado município de Central, estado da Bahia, filho de Antonio Evangelista de Oliveira e de Marfisa Ferreira de Oliveira
28 de dezembro de 1958: Francisco Marçal da Silva foi diplomado Prefeito Municipal de Chique-Chique pelo Juiz da 68ª Zona Eleitoral.
1959: Grande seca ocorreu em todo o sertão da Bahia, afligindo e maltratando milhões de pessoas das camadas mais pobres, fazendo muitas vítimas e afugentando milhares que emigram para outras regiões do país em busca de sobrevivência.
18 de janeiro de 1959: Foi fundado o Esporte Clube Bahia, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, pelos desportistas Adonias Santiago de Oliveira, Silvino Joaquim dos Santos, Joaquim Bartolomeu de Souza e Leopoldo Joaquim dos Santos; a reunião ocorreu à Rua Conselheiro Pedro Mariani.
01 de março de 1959: José Peregrino de Souza, Prefeito Municipal de Chique-Chique, inaugurou com grande e concorrida solenidade o Ginásio Municipal Senhor do Bonfim, estando presente o futuro sucessor no cargo, Francisco Marçal da Silva, eleito no dia 03 de dezembro de 1958.
01 de março de 1959: Foi inaugurada a Escola Batista, situada à Rua Virgílio Bessa, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, oferecendo o Curso Primário completo.
01 de março de 1959: Nasceu Gilmar Lustosa Barreto, na cidade de Juazeiro, estado da Bahia, filho de Walter de Figueiredo Barreto e de Aracy Lustosa Barreto.
02 de março de 1959: Entrou em efetiva atividade letiva o Ginásio Municipal Senhor do Bonfim, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia. O tão almejado e esperado estabelecimento de ensino entrou em funcionamento oferecendo vagas para a clientela no curso Primário completo e apenas para a 5ª e a 6ª séries do curso Ginasial.
14 de março de 1959: Nasceu Jorge Peregrino de Carvalho, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Arnoldo Teixeira de Carvalho e de Ester Peregrino de Carvalho
07 de abril de 1959: Foi instalado o município de Central, estado da Bahia, que foi criado no dia 12 de agosto de 1958, pela Lei Estadual nº 1017, desmembrado do município de Chique-Chique.

OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique” Ed. 1999 – Autor: Cassimiro Machado Neto.



2 comentários:

  1. BELAS RECORDAÇÕES DOS MEUS TEMPOS DE INFÂNCIA ,, NASCI EM 19/10/1956 EM TIRIRICA ONDE VIVI MEUS 7 ANOS. VIM COM MEUS PAIS PARA SÃO PAULO ONDE MORO ATE A PRESENTE DATA.

    MANUEL ANTÔNIO P. DE CARVALHO

    ResponderExcluir
  2. É UM GRANDE PRAZER EM REVER OS COMENTÁRIOS SOBRE A VIDA POLITICA DO PREFEITO JOSÉ PEREGRINO DE SOUZA (CAZUZÃO). POIS LEMBRO ME QUANDO EU ERA CRIANÇA (6, 7 ANOS DE IDADE) ELE GOSTAVA DE FICAR NA PORTA DE CASA TODOS OS DIAS (TIRIRICA ATUALMENTE ITAGUAÇU DA BAHIA), CONVERSANDO SOBRE DIVERSOS ASSUNTOS.

    ResponderExcluir