terça-feira, 27 de julho de 2010

Prefeito Municipal: FRANCISCO MARÇAL DA SILVA

Prefeito Francisco Marçal da Silva
– 1959-1963 –

Mandato: 07 de abril de 1959 a 08 de abril de 1963.
Presidentes da República:
Juscelino Kubitschek de Oliveira (31.01.1956-31.01.1961)
Jânio da Silva Quadros (31.01.1961-25.08.1961)
Pascoal Ranieri Mazzilli (25.08.1961-07.09.1961) e
João Belchior Marques Goulart (07.09.1961-1º.04.1964).
Governador da Bahia:
Juracy Montenegro Magalhães (07.04.1959-07.04.1963).
Juiz de Direito: Pedro Bento de Souza.

Francisco Marçal da Silva, nasceu no Distrito de Marrecas, hoje Iguira, município de Xique-Xique (BA), no dia 16.06.1914, filho de José Marçal da Silva e de Júlia Rosa da Silva. Iniciou os estudos com a sua madrinha e professora Amélia Borges Mariano e, mais tarde, foi aluno, também de D. Sinforosa Augusta Viana, famosa professora leiga de Xique-Xique. Começou a trabalhar ainda criança e aos 14 anos de idade já exercia o cargo de agente arrecadador municipal na administração do intendente coronel Manoel Teixeira de Carvalho (1928-1930), tendo permanecido até o início do mandato do Cel. José de Souza Nogueira (1933-1939). Em 1938 o jovem Francisco Marçal foi nomeado pelo Juiz de Direito Francisco Esteves da Silva para as funções de Escrivão de Paz e Oficial do Registro Civil de Nascimentos, Casamentos e Óbitos, com lotação no distrito de Pedras, pertencente ao município e à Comarca de Xique-Xique, exercendo estas atividades até 31 de julho de 1947, quando pediu exoneração. Nesse ano foi eleito vereador para a Câmara Municipal de Xique-Xique, tendo sido empossado no dia 16 de janeiro de 1948. Como vereador foi eleito 1º secretário da mesa diretora da Câmara, cargo que ficou até o dia 12 de abril de 1950, quando renunciou ao mandato para assumir a Coletoria Estadual da vila de Central, para a qual foi nomeado no dia 05 de janeiro de 1950, sendo, em 1951 transferido para a Coletoria Estadual de Xique-Xique. No ano de 1958 foi eleito prefeito municipal num pleito em que concorreram os poíticos Custódio B Moraes e Nelson Alves de Almeida, tendo assumido a Prefeitura no dia 07 de abril de 1957, substituindo o prefeito José Peregrino de Souza . Francisco Marçal da Silva se casou com a Profa. Anita de Carvalho e Silva, no dia 03 de julho de 1948, e dessa união tiveram os filhos: Araci Marçal de Carvalho, Ailton Marçal de Carvalho, Francisco Marçal Filho, João Batista Marçal de Carvalho, Jaci Marçal de Carvalho Dourado e Eni Marçal de Carvalho.
Francisco Marçal da Silva faleceu no dia 06 de janeiro de 2003, na cidade de Xique-Xique, estando sepultado no cemitério central da cidade de Chique-Chique.
A campanha política municipal que culminou com a eleição para a Prefeitura realizada no dia 03 de outubro de 1958 foi muito renhida, tendo o candidato Francisco Marçal disputado a eleição com dois outros cidadãos xiquexiquenses, Custódio B Moraes e Nelson Alves de Almeida, conseguindo a vitória graças ao forte apoio do prefeito José Peregrino de Souza.
Logo que assumiu a prefeitura, no dia 07 de abril de 1959, o prefeito Francisco Marçal da Silva escolheu os seguintes nomes para auxiliá-lo na administração municipal: Stellita Gonzaga, Avani Bessa Valverde e Felisbela de Miranda Guedes.
O 4º prefeito de Xique-Xique, eleito pelo povo, logo que assumiu a prefeitura municipal tomou contato direto com a pobreza do erário, situação que conhecia apenas por ouvir dizer. Não encontrou por parte do Governo Estadual, na pessoa do Governador Juraci Magalhães, nenhuma ajuda financeira que lhe permitisse iniciar alguma obra de vulto na cidade. Até para a recuperação do Grupo Escolar Cezar Zama, na época prédio de propriedade do Estado recebeu um sonoro não do Governo Estadual, tendo que recorrer à ajuda financeira da população de Xique-Xique para conseguir realizar a recuperação física e estrutural daquela Escola que era a única escola primária estadual da cidade.
Mas o prefeito Chico Marçal não era homem para desanimar com pouca coisa e com muito sacrifício e boa administração das verbas públicas conseguiu realizar, durante o seu mandato, as seguintes obras:
I) Concluiu a construção do prédio onde funciona o Ginásio Municipal Senhor do Bonfim e contratou os serviços do professor Antonio Alves de Castro para o cargo de diretor do referido Ginásio;
II) Fez, com os parcos recursos da Prefeitura e substancial ajuda financeira do povo, a reforma geral, quase uma reconstrução, do prédio das Escolas Reunidas César Zama, que se encontrava em ruínas e sem condições mínimas de funcionamento, embora esse imóvel pertencesse ao governo estadual;
III) Ampliou o sistema de limpeza urbana melhorando a qualidade de forma permanente nos quatro anos de sua gestão.
IV) Construiu uma rampa de acesso ao Rio São Francisco defronte ao Mercado Municipal e outra defronte à localidade de Ponta das Pedras, ao sul da zona urbana da cidade;
V) Construiu várias estradas municipais ligando a sede do Município a diversos distritos;
VI) Construiu o cemitério do Distrito de Iguira.
VII) Obteve a autorização para a criação do Curso de Formação para o Magistério Primário, que se instalou no de 1962.
Entre os Atos Administrativos do Prefeito Chico Marçal, destacam-se:
I) Em 1959 autorizou o Pastor Jonas Borges da Luz a instalar um sistema de alto-falantes na 1ª Igreja Batista da cidade;
II) Em 11 de abril de 1960, através do Decreto Municipal n° 28, determinou um novo zoneamento do Município, cuja divisão administrativa compreendia os distritos da Sede, Iguira, Tiririca e Copixaba;
III) Denominou de Praça Alan Kardec ao logradouro em frente ao Núcleo Espírita Agostinianos.
Na legislatura 1959-1963, época do mandato do prefeito Francisco Marçal, a Câmara Municipal de Xique-Xique funcionou com os seguintes vereadores: Aristóteles Marçal da Silva, Cleófano Dourado Lopes, Florisval Torres da Silva, Francisco Alves da Costa, Geraldo Regis de Oliveira, Humberto de Souza Nogueira, José Barbosa e Silva, José Clemente da Cunha, José Peregrino de Souza, Prim Gomes Barreto e Salvador Teixeira de Queiroz.
A Câmara Municipal contava com os seguintes suplentes: Ademar Gomes Paiva, Aurelino Macedo de Souza, Clóvis Peregrino de Souza, Dorival Alves de Santana e Edvaldo Alves Leite.

Eventos acontecidos durante a gestão do Prefeito Chico Marçal:
10 de maio de 1959: Nasceu Rosemira Santos da Costa, em Xique-Xique, filha de Pedro Pereira da Costa e de Claudemira Pereira de Assunção
12 de maio de 1959: Nasceu Gustavo Ruben da Franca Pinheiro, filho de Nilo Castelo Branco Pinheiro e de Mirbene da Franca Pinheiro.
18 de maio de 1959: Instalado em Xique-Xique o serviço de alto-falantes ‘A Voz Batista’.
07 de junho de 1959: Nasceu Marinalva Gonçalves da Cruz, filha de Selvino Gonçalves e de Matilde Gonçalves.
08 de junho de 1959: Nasceu Antonio Moreira Alves, na vila de Tiririca de Luizinho – atual cidade de Itaguaçu da Bahia, filho de Manoel Moreira de Lucena e de Edelvira Barros Alves.
18 de junho de 1959: Nasceu Armando Correia de Araújo, filho de Joaquim Correia de Araújo e de Antonia Francisca de Araújo.
14 de julho de 1959: Nasceu Cláudia Carvalho Cunha, filha de Claudionor Francisco Cunha e de Nenízia Carvalho Cunha.
31 de julho de 1959: Nasceu Zeila Rocha Pinheiro, na Fazenda Carnaúba, filha de Geraldino Freitas Rocha e de Odetina Pereira de Carvalho.
07 de agosto de 1959: Nasceu Márcia Cristiane Miranda Freitas, filha de Reinaldo de Oliveira Freitas e de Neyde Miranda Freitas.
15 de agosto de 1959: Nasceu Luiz Carlos Nogueira Bonfim, no distrito de Iguira, filho de Artur José do Bonfim e de Leopoldina Nogueira Bonfim.
30 de agosto de 1959: Nasceu Gildaci Nogueira Bessa, na vila de Iguira, filha de Bertolino de Sousa Nogueira e de Leda Coelho Nogueira.
09 de setembro de 1959: Nasceu Antonio Carlos Teixeira Barreto, filho de Anfrísio de Figueiredo Barreto e de Alice Teixeira Barreto.
15 de setembro de 1959: Nasceu Isaltina Pinheiro Santos, filha de Isaltino Pinheiro Santos e de Leny Pinheiro Santos.
23 de setembro de 1959: Nasceu Tânia Mires de Carvalho, filha de Nélson Feliciano de Carvalho e de Olindina Francisca de Carvalho.
17 de outubro de 1959: Nasceu Alberto Ribeiro Sampaio, filho de Alberto Gomes Sampaio e de Ondina Ribeiro Sampaio.
23 de outubro de 1959: Nasceu Joelson Pinheiro Meira, filho de Joel Firmo de Meira e de Maria Euza Pinheiro Meira.
10 de dezembro de 1959: Nasceu Consuelo Inês Oliveira Ramos, filha de Edílson Avelino Oliveira e Maria Inês Ramos.
01 de janeiro de 1960: Nasceu Gilmar Pinheiro Meira, filho de Valdomiro Firmo de Meira e de Abelita Pinheiro Meira..
1960: Começaram a circular, duas vezes por semana, entre Chique-Chique e Salvador, os ônibus da empresa Rodoviário São Francisco.
05 de junho de 1960: Nasceu José Antonio Pinheiro Leite, filho de Sandoval Alves Leite de Nívea Pinheiro Leite.
07 de junho de 1960: Nasceu Maristela Barbosa Meira, filha de José Barbosa e Silva e de Amélia Soares Barbosa
12 de junho de 1960: Nasceu Ilcene Lima Moreira, filha de Arcênio Rodrigues Lima e de Violeta Pereira Lima.
20 de junho de 1960: Virgílio Rodrigues Moreira faleceu no dia 20 de junho de 1960, em Chique-Chique, sendo sepultado no cemitério central da cidade.
18 de julho de 1960: Nasceu Adão Ferreira dos Santos, filho de Valdomiro Ferreira dos Santos e de Emília Santos.
20 de julho de 1960: Nasceu Helder Fernandes Nogueira, filho de Quintino de Souza Nogueira e de Darci Azevedo Fernandes.
30 de julho de 1960: Cyro de Medeiros Borges Neto se casou com Amélia Evangelista Franca Medeiros, na cidade de Osasco, estado de São Paulo. O casal teve os seguintes filhos: Sara de Medeiros Borges, Gedeão de Medeiros Borges, Elias Franca Medeiros, Alice de Medeiros Borges e Jeremias de Medeiros Borges.
17 de agosto de 1960: Nasceu Manoel Amâncio Feitosa Ramos, filho de Murilo de Albuquerque Ramos e de Geni Feitosa Ramos
22 de outubro de 1960: Nasceu Raul Muniz do Nascimento, na localidade de Piri, município de Sento Sé, estado da Bahia, filho de Pedro Muniz do Nascimento e de Odália dos Reis Muniz.
31 de dezembro de 1960: Nasceu Veralúcia Oliveira de Carvalho, filha de Antonio Francisco de Oliveira e de Odete Ribeiro dos Santos
1961: O pastor Edval Tolentino Sodré e sua esposa Gerda Reinke Sodré, missionários da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, chegaram para dirigirem a 1ª Igreja Batista.
1961: Foi inaugurada na cidade de Chique-Chique a agência do Banco do Fomento do Estado da Bahia S.A. – BANFEB. Alguns anos depois o Banco do Fomento do Estado da Bahia – BANFEB teve a razão social mudada para Banco do Estado da Bahia S.A. – BANEB.
07 de janeiro de 1961: Nasceu Antonio Ferreira Pedra, filho de Joaquim Ferreira Pedra e de Maria Pereira Pedra.
11 de janeiro de 1961: Nasceu José Pessoa de Carvalho, filho de Edgard Pessoa da Silva e de Dolores Pereira de Carvalho.
04 de março de 1961: João Alves de Araújo se casou com Gildete Durães de Araújo, na cidade de Januária, estado de Minas Gerais. O casal teve cinco filhos: Márcia Alves de Araújo, Edna Alves de Araújo, Maria Alice Alves de Araújo, Joana Angélica Alves de Araújo e João Carlos Alves de Araújo.
23 de março de 1961: Nasceu Eloísa dos Santos Ribeiro, filha de Vanderlino Honório dos Santos e de Marina Ribeiro dos Santos
29 de maio de 1961: Nasceu Everaldo Alves da Costa, filho de Francisco Alves da Costa e de Izabel Alves da Costa.
26 de julho de 1961: Nasceu Ana Maria Barreto Fraga filha de Anfrísio de Figueiredo Barreto e de Alice Teixeira Barreto.
28 de julho de 1961: Nasceu José Barboza Garcia, filho de Genézio Antonio Garcia e de Lídia Barboza da Silva.
11 de agosto de 1961: Nasceu Luiz Paulo Barbosa, filho de José Barbosa e Silva e de Amélia Soares Barbosa.
12 de setembro de 1961: Nasceu Sandra Suely Ramos de Oliveira, filha de Edílson Avelino de Oliveira e de Maria Inês Ramos.
22 de setembro de 1961: Foi criado pela Lei Estadual nº 1.494 o município de Uibaí (ex-vila de Canabrava do Gonçalo), desmembrado do município de Central que, por sua vez, havia sido desmembrado do município de Chique-Chique, em 12 de agosto de 1958. A instalação do município de Uibaí aconteceu no dia 07 de abril de 1963, com a posse de seu primeiro prefeito municipal, Pedro da Rocha Machado.
18 de dezembro de 1961: João Borges Paes Landim se casou com Leonice Feitosa Borges. O casal teve sete filhos: Eliane Feitosa Borges, Marcus Vinícius Feitosa Borges, Adriana Feitosa Borges, Carlos Augusto Feitosa Borges, Antonio Fernando Feitosa Borges e Adriano Feitosa Borges.
20 de janeiro de 1962: Pedro Alves da Costa se casou com Zilda Rodrigues da Costa. O casal teve os seguintes filhos: Josenilda Rodrigues da Costa, Joseny Rodrigues da Costa, Josenílson Rodrigues da Costa e Maria Virgínia Rodrigues da Costa Juvenal.
03 de fevereiro de 1962: Carlos de Souza Santos se casou com Lígia Filomena de Menezes Santos, na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo. O casal tem os seguintes filhos: Lídice Menezes Santos, Lígian Oliveira dos Santos, Carlos de Souza Santos Júnior, Carla Divina Menezes Santos e Lidiane Menezes Santos.
1962: Começou a funcionar o curso de Formação para o Magistério Primário do Colégio Municipal Senhor do Bonfim.
18 de fevereiro de 1962: Nasceu Erivaldo Ferreira dos Santos, filho de Valdomiro Ferreira dos Santos e de Emília Santos.
22 de fevereiro de 1962: Nasceu Sandra Lucila da Franca Pinheiro, filha de Nilo Castelo Branco Pinheiro e de Mirbene Franca Pinheiro.
07 de abril de 1962: Nasceu Aderaldo Muniz do Nascimento, na localidade de Piri, município de Sento Sé, filho de Pedro Muniz do Nascimento e Odália dos Réus Muniz.
12 de abril de 1962: A Lei Estadual nº 1669 criou o município de Presidente Dutra (ex–vila de Lagoa de Canabrava), desmembrando-o do município de Uibaí. Sua instalação oficial se deu no dia 07 de abril de 1963, com a posse de seu primeiro prefeito e de sua primeira câmara municipal. Presidente Dutra, no sertão semi-árido da Bahia, ostenta o título de ‘Capital Mundial da Pinha’.
02 de maio de 1962: Nasceu Renato Pinheiro dos Santos, na Fazenda Boa Esperança, município de Chique-Chique, filho de José Francisco Pinheiro e de Joana Barboza dos Santos
18 de junho de 1962: Faleceu Antonio Rodrigues Felão, na cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo, onde foi sepultado. Havia nascido no dia 16 de janeiro de 1910, em Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Roberto Rodrigues Felão e de Maria dos Santos. Além de sua cidade natal, ‘Felão’ – como os familiares e os amigos o chamavam – também residiu em Gentio do Ouro, estado da Bahia e em São Paulo, capital de São Paulo. Foi garimpeiro, lavrador e comerciante. Antonio Rodrigues Felão se casou com Joaquina Francisca Felão. O casal teve seis filhos: Manoel Francisco dos Santos Felão, Joaquim Rodrigues Felão, Delzuíta Felão Santos, Izabel Barreto Felão, Deijanira Rodrigues Felão e Garcias Rodrigues Felão.
22 de junho de 1962: Nasceu Josevaldo Silvino de Oliveira, na cidade de Chique-Chique, estado da Bahia, filho de Francisco Silvino de Oliveira e de Maria Pereira de Oliveira..
29 de junho de 1962: Nasceu Railda da Silva Santos, na Fazenda Saco, município de Chique-Chique, estado da Bahia, filha de Hermano Maurício de Deus e de Júlio Rodrigues Café.
27 de julho de 1962: A Lei Estadual nº 1760 criou o município de Jussara, desmembrando-o territorialmente do município de Central. Antes da emancipação do município de Central, ocorrida no dia 12 de agosto de 1958, Jussara era somente um povoado do município de Chique-Chique, com o nome de Chapada do Jacaré. A população não se conformou de se município de Central e fez um movimento político que resultou na criação do novo município, tendo o deputado estadual Djalma Bessa como patrono. O parlamentar sugeriu o nome ‘Jussara’, resultante da fusão do nome do presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira e da esposa do presidente, Sara Kubitschek. O município de Jussara foi instalado no dia 07 de abril de 1963, com a posse de seu primeiro prefeito e de sua primeira câmara municipal.
03 de agosto de 1962: Nasceu Mariete Rodrigues da Cunha Araújo, filha de Herculano Gomes Cunha e de Risomar Rodrigues Cunha.
25 de agosto de 1962: Nasceu Maria da Penha Pereira Machado, filha de João Pereira Alves e de Maria Lúcia dos Santos
01 de setembro de 1962: Nasceu José Rodrigues Lima, filho de Pedro Rodrigues Lima e de Virgínia Galdino Lima.
22 de setembro de 1962: Nasceu Jorge Muniz de Souza, filho de Sebastião de Souza Viana e de Luzinete de Souza.
11 de novembro de 1962: Nasceu Zelinda Feitosa Lima, filho de Domingos Pereira Feitosa e Zélia Tomaz Feitosa.
28 de novembro de 1962: Nasceu João Pinheiro Bastos Filho, em Barra, estado da Bahia, filho de João Pinheiro Bastos e de Valmira Francisca Bastos.
09 de dezembro de 1962: Nasceu Maria Aparecida de Oliveira filha de Antonio Francisco de Oliveira e de Odete Ribeiro dos Santos.
09 de fevereiro de 1963: Nasceu José Carlos Feitosa Ramos, filho de Murilo de Albuquerque Ramos e de Geny Feitosa Ramos.
17 de março de 1963: Nasceu Evaldo Rodrigues Nunes, filho de Valdir Rodrigues dos Santos e de Carmita Nunes dos Santos..
07 de abril de 1963: Nasceu Dilton Correia de Araújo filho de Joaquim Correia de Araújo e de Antonia Francisca de Araújo.
OBS.: Informações extraídas e selecionadas do livro “Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique” Ed. 1999 – Autor: Cassimiro Machado Neto.












Nenhum comentário:

Postar um comentário