sábado, 21 de agosto de 2010

CRÔNICA: O ESTÁDIO DE FUTEBOL DE XIQUE-XIQUE (BA)



O Estádio de Futebol de Xique-Xique (BA)

Todos nós, xiquexiquenses, que nascemos na década de 1940, tivemos a oportunidade de assistir aos jogos de futebol nos campos da Ponta da Ilha. Ali, para onde a cidade cresceu, após a construção do Mercado, é uma várzea que, nos tempos das grandes enchentes do Velho Chico ficava tomada pelas águas. Naquele tempo, a Rua Rui Barbosa (antiga Rua da Amargura) não ultrapassava o ponto onde hoje fica o Banco do Brasil e a Rua Mons. Costa ia pouco além do prédio dos correios. Após isso e até ponta da ilha, onde ficava a casa de farinha do Sr. Bimba (meu tio), nada mais existia além do descampado onde os animais ficavam pastando e lambendo o sal da terra.
Era nessa área onde se situavam os dois campos de futebol e o "prado", rústico hipódromo, onde se disputavam as corridas de cavalos tendo o cavalo "Douradinho" como o mais famoso. Vejam a crônica “Cavalo Douradinho”, postada no Blog XIQUEXIQUE em 12.set.2009.
Eram precaríssimos campos de futebol sem as mínimas condições para a prática do esporte. Não eram gramados e o chão era duríssimo, coberto com pequenos pedregulhos de 1 a 2 mm de diâmetro que provocavam constantes quedas nos atletas, não obstante as travas das chuteiras. Eram cercados por estacas de um metro de altura e as torcidas ficavam em pé do lado de fora de cerca de madeira e a uma distância de menos de 2 metros da linha lateral do campo.
No que pese isso, Xique-Xique sempre se destacou como uma cidade onde a pratica do futebol era uma constante. Sempre teve bons times e o elenco era respeitado por todas as cidades vizinhas. A disputa principal sempre era com a vizinha cidade da Barra cujo futebol rivalizava a altura com o de Xique-Xique. Um jogo entre Xique-Xique e Barra era ansiosamente esperado e, guardadas as devidas proporções se comparava ao atual BAVI.
Destacavam-se na época dos campos na ponta da ilha o Flamengo de João Pacheco, o Bahia de Leopoldo, o Ginásio, de Dr. Hélcio, entre outros.
Por isso, ante a pujança dos times de futebol da cidade, a inexistência de um estádio apropriado ao esporte era motivo de admiração e de incompreensão por parte, principalmente, das pessoas que vinham de outras cidades assistir aos jogos.
Em 1954, graduou-se em Medicina o ilustre xiquexiquense Hélcio Bessa, adepto da prática do futebol, tendo inclusive, quando estudante, participado do juvenil do Esporte Clube Bahia, de Salvador e nas férias, em Xique-Xique, sempre atuava nos jogos realizados nos campos da ponta da ilha. Assim, mais do que ninguém tinha conhecimento da precária situação dos locais onde a cidade praticava o futebol.
Médico, decidiu permanecer em Xique-Xique e de imediato, além de cuidar da saúde da população, ainda encontrou tempo para se dedicar ao magistério como professor do Ginásio Senhor do Bonfim, transmitindo aos jovens xiquexiquenses os seus conhecimentos de química e biologia. Apaixonado pelo esporte o Dr. Hélcio liderou a juventude estudantil e fundou o Ginásio Futebol Clube do qual participou como jogador, técnico e mantenedor, vindo a se tornar um dos principais times que jogavam na Ponta da Ilha.
Em janeiro de 1960, o Dr. Hélcio Bessa assumiu a Vice-Diretoria do Ginásio Municipal Senhor do Bonfim, quando então, cansado de jogar na Ponta da Ilha começou a pensar na possibilidade de construir um modesto estádio de futebol numa área situada nos fundos do Ginásio, para que o seu time pudesse melhor treinar e as torcidas tivessem mais conforto quando do comparecimento aos jogos.
Homem rápido e decidido quando se tratava de concretizar as suas idéias, o Dr. Hélcio imediatamente entrou em contato com o Prefeito Joel Firmo de Meira, vez que o Ginásio bem como a área do futura estádio pertencem à municipalidade, quando, em audiência que lhe foi concedida, fez uma ampla exposição da sua idéia, defendendo a necessidade da construção de um estádio de futebol na cidade.
Não obstante a falta de recursos no erário, o Prefeito Joel Meira acatou, integralmente o projeto do estádio, mesmo porque, tinha certeza de que uma construção dessa magnitude e ainda mais liderada pelo Dr. Hélcio tinha todas as condições de receber total apoio da sociedade.
A partir desse acordo de líderes a campanha pela construção do estádio começou forte com o aporte de recursos que a Prefeitura podia destinar e o grande apoio da população embasado no amplo crédito que o Dr. Hélcio desfrutava na cidade, o que permitiu angariar numerário da população via promoções variadas e doações que permitiram, em tempo relativamente curto iniciar a grande obra.
Não obstante a participação do povo e a boa vontade da Prefeitura a construção do estádio teve um andamento moroso e o mandato do Prefeito Joel Meira (1963/1967), chegou ao final com a obra inconclusa.
Para suceder o Prefeito Joel Meira, o povo elege o comerciante José Barbosa e Silva para o quadriênio 1967/1971, que, sendo um dos entusiastas colaboradores e amigo pessoal do Dr. Hélcio, prometeu efetuar com prioridade as obras de conclusão do Estádio Municipal buscando, com isso, atender ao entusiasmado desejo da população de ter uma praça de esportes para a prática do futebol e, de imediato convidou o Dr. Hélcio Bessa, para continuar à frente do empreendimento e ato contínuo disponibilizou os recursos humanos e financeiros para que as obras de conclusão do estádio fossem agilizadas e concluidas.
No final do primeiro semestre de 1967 estava concluído o estádio e pronto para a inauguração. O Dr. Hélcio na sua modéstia desejava colocar o nome de Presidente Kennedy, do qual era grande admirador. Mas, o povo de Xique-Xique admirava mais o médico-professor xiquexiquense do que aquele presidente dos Estados Unidos e decidiu, contrariando pela primeira vez o Dr. Hélcio, batizar a obra como Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa, numa homenagem mais do que justa.
Concluída a construção do Estádio e escolhido o seu nome, restava apenas marcar o dia da inauguração que deveria ser de grande festa. Finalmente alguém, na reunião que o Prefeito José Barbosa esta realizando com os líderes da cidade, deu a idéia, logo aprovada por todos, de que a inauguração deveria ser feita no dia 21 de setembro, festa da Primavera, tradicional em Xique-Xique e com ampla participação dos alunos do Ginásio.
Aprovados o nome do estádio e a data da inauguração, a comissão passou a escolher o time de futebol que deveria ser convidado para, em jogo com a seleção de Xique-Xique, abrilhantar a inauguração da tão importante praça de esporte, tendo a votação sufragado o time Caiano Futebol Clube, da cidade de Petrolina (PE).
Assim, o 21 de setembro de 1967, foi um dia de grande festa em Xique-Xique, quando toda a população compareceu ao estádio recém construído para assistir o jogo entre a seleção de Xique-Xique e o time petrolinense Caiano, tendo este vencido por 2x1. Mas, o povo, praticamente, nem prestou atenção na derrota do time xiquexiquense de tão alegre que estava com a obra que por muitos anos mais pareceu um sonho. O resultado do jogo era coisa secundária.
Com o advento do estádio os times de futebol da cidade tiveram uma melhor condição de treinamento e melhoraram o rendimento chegando em algumas vezes a participarem do Campeonato Intermunicipal de Futebol do Estado da Bahia. Atendendo a essa necessidade o Prefeito Municipal Ezer Rocha (1997/2001) promoveu uma grande reforma no Estádio Municipal Dr. Hélcio Bessa, com a renovação do gramado, do alambrado, as arquibancadas e outros melhoramentos, dando ao estádio um perfil digno de uma cidade como Xique-Xique.

Um comentário:

  1. PARABÉNS,JUAREZ!É MARAVILHOSO CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DA NOSSA CIDADE E DESTE GRANDE XIQUEXIQUENSE, O DOUTOR HÉLCIO BESSA.
    O MEU PAI ARNALDO DE SINDÚ, FOI JOGADOR DO GINÁSIO E SEMPRE FALOU DA DEDICAÇÃO DO DOUTOR HÉLCIO PELO ESPORTE DA NOSSA TERRA.ALIÁS DIZEM QUE O GINÁSIO FOI UM TIME QUE MARCOU ÉPOCA!
    ARNALDO JUNIOR-SÃO ROQUE/SP

    ResponderExcluir