quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fato Histórico: Associação de Mulheres de Xique-Xique - AMUXX

Associação de Mulheres de Xique-Xique – AMUXX


No ano de 1996, algumas mulheres xiquexiquenses ao visitarem residências situadas na periferia de Xique-Xique (BA), ficaram consternadas ante a constatação dA grande pobreza e penúria apresentadas pelas famílias que ali residiam. Em face disso, nesse mesmo ano decidiram criar uma associação filantrópica, de utilidade pública, denominada ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE XIQUE-XIQUE (AMUXX), com o único objetivo de cuidar dessas pessoas carentes.

Inicialmente a AMUXX tratou de arrecadar doações junto aos comerciantes e demais empresários, bem como junto à população civil de um modo geral, destinadas a fornecer óculos de grau às pessoas com deficiencia visual.

A campanha seguinte destinou-se ao atendimento aos hansenianos e às pessoas portadoras de tuberculose, para os quais tentavam conseguir junto aos hospitais locais e à comunidade médica, medicamentos apropriados às referidas enfermidades bem como a marcação de consultas para esses pacientes. Devido à extrema pobreza dessas pessoas, as mulheres da Associação, juntamente com o atendimento médico-hospitalar, tratavam de conseguir, também, a subsistência dos demais membros da família do doente, através do fornecimento de cestas básicas obtidas junto ao comércio local.

Deve ser divulgado que a campanha junto aos hansenianos e tuberculosos foi amplamente coroada de êxito e todos os doentes ficaram curados e passaram a ter uma melhor qualidade de vida.

Prosseguindo com o atendimento à população mais pobre da cidade, a AMUXX partiu para executar um projeto destinado a tirar os meninos e meninas da rua muitos deles já dormindo nas calçadas. Foi uma missão muito nobre e muito trabalhosa, vez que se tratava de jovens e mesmo crianças já iniciadas nas drogas e que ali estavam por haverem sofrido espancamentos e maus tratos por parte dos familiares, inclusive pais e mães.

Para tornar esse trabalho mais eficaz, essas nobres mulheres criaram a Escola AMUXX, além de ministrarem, na escola, educação formal e nutritiva alimentação, levou esses jovens à prática de atividades físicas, desportivas e aulas de artesanato. Com a ajuda de algumas academias da cidade puderam se dedicar a diversos esportes o que não lhes deixava tempo para praticarem atos ilícitos.

Hoje com 14 anos de existência a AMUXX já colhe muitos frutos na parte relativa à assistência social, psicológica e material a um grande numero de pessoas, todas exercendo alguma atividade profissional que lhe devolveu a auto-estima e a força para enfrentar a vida de forma positiva.

Atualmente a AMUXX é altamente reconhecida tanto pelo povo xiquexiquense como pelos poderes públicos que atuam em Xique-Xique. A Câmara de Vereadores, o Conselho Estadual de Assistência Social e o Ministério de Assistência Social concederam a AMUXX o reconhecimento, que a torna apta a receber a necessária ajuda financiera para poder continuar realizando os projetos de amparo e ajuda aos grupos mais necessitados.

De parabéns estão as mulheres que formam a AMUXX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário