sexta-feira, 17 de setembro de 2010

História Interessante: SANDUICHES COM PATENTES MILITARES




Dono de lanchonete é preso por chamar sanduíche de coronel
Reportagem de Felipe Bachtold, publicada na Folha Online, no domingo, revela que Alberto Lira, 38 anos, dono da lanchonete Mister Burg, de Penedo, no interior de Alagoas, foi detido por batizar os sanduiches da casa com patentes militares.
RESPEITEM AS PATENTES. SÓ COMA UM SARGENTO DEPOIS DE TRAÇAR UM CABO E ASSIM POR DIANTE!
O pior é comer um CABO! QUEM COMEU O CORONEL ?DONO DE LANCHONETE É PRESO POR BATIZAR SANDUICHES COM PATENTES MILITARES. Para o dono de uma lanchonete de Penedo, a 170 km de Maceió (AL), tratava-se de uma estratégia de marketing. Mas, para o comandante da Polícia Militar na cidade, era uma ofensa à Corporação.E assim, por batizar os sanduíches da casa com patentes militares, AlbertoLira, 38 de idade, dono da lanchonete Mister Burg, acabou detido por ordem do comandante da PM local.Afinal, entendeu o militar, não ficaria bem alguém chegar na lanchonete epedir: "quero um coronel mal passado".Ou sair de lá dizendo: "acabei de comer um sargento".Na delegacia foi lavrado boletim de ocorrência e, face ao tumulto havido, a casa comercial fechou durante algumas horas.Contudo, como o delegado de plantão entendeu que não havia motivo para prisão, Lira foi liberado horas mais tarde. Os cardápios da lanchonete foram recolhidos para avaliação e a casa reaberta em seguida. Aproveitando-se da inesperada repercussão, a lanchonete quer manter o cardápio, que tanto desagrada à PM.A casa oferece lanches como o "coronel" (que é o filé com presunto), o"comandante" (um prato com calabresa frita), e por aí vai.A brincadeira foi demais para o parco humor dos policiais militares, que dizem que os nomes dos pratos provocavam chacotas e insinuações contra os policiais, entre os moradores da cidade de Penedo, 60 mil habitantes.Lira, o dono da lanchonete, diz que não teve, nem tem, nenhuma intenção de brincar ou ofender à Corporação. O cardápio - garante o dono da lanchonete - pretendia ser uma homenagem à hierarquia militar.O prato mais caro era o "comandante".O comerciante contratou o advogado Francisco Guerra, para entrar com uma denúncia por abuso de autoridade contra o comandante local da PM e uma ação reparatória, por dano moral, contra o Estado de Alagoas. Nela, vai salientar que não existe nenhum texto legal que impeça um restaurante de incluir, no seu cardápio, "lula à milanesa", "filé a cavalo" ou "coronel mal passado", etc.O advogado já pediu habeas corpus preventivo, para evitar outra detenção de seu cliente. A peça sustenta que "se o argumento do comandante fosse válido, nenhuma festa de criança poderia ter brigadeiro".Como se sabe, brigadeiro - além de ser a mais alta patente da Aeronáutica - é também o nome do docinho obrigatório nos aniversários de crianças.

"Em Penedo, comer brigadeiro pode, mas comer coronel, está proibido" -ironizam os advogados da cidade.

Um comentário:

  1. Essa postagem dar pra esquecer os maus momentos em passamos, no dia dia. Parabéns, só q agora deu fome e vou sair pra comer Capitão.

    ResponderExcluir