segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Velhas fotos de Salvador (BA): Igreja de N.S. da Luz

Pracinha da Pituba, com a Igreja

Conta a tradição popular, que pelos anos de 1580, uma menina de uns doze anos de idade, andando para apanhar gravetos para cozinhar, viu surgir entre a mata e a areia da praia, a figura de uma mulher linda, com um menino sentado no braço esquerdo e na mão direita uma vela acesa. Atrás da mulher fluia um manancial de água, e todo o ambiente era iluminado com uma luz azul. Mais tarde retornou ao local da aparição, agora com os pais e constataram apenas a existência de um grande manancial de água que antes não existia por aquelas bandas.
Segundo ainda a tradição esse lugar, atualmente, situa-se na confluência das atuais ruas São Paulo com Rio Grande do Sul, bem perto da Praça Belo Horizonte.
Passados anos, a menina já adulta, viu na casa do capitão Felipe Correa uma Imagem de Nossa Senhora da Luz, trazida de Portugal e, imediatamente reconheceu ser a mesma que tinha visto quando criança.
Tomando conhecimento da história, no ano de 1600, o capitão Felipe Correa, proprietário da Fazenda Pituba, fez construir em terreno de sua propriedade, uma capela de taipa, no lugar entre as atuais ruas Minas Gerais e Otávio Mangabeira e alí colocou a Imagem de Nossa Senhora da Luz, que havia trazido de Portugal e que ainda hoje está na Igreja da Pituba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário