quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Propaganda Antiga: Tinta Parker

A Tinta Para Canetas-tinteiro

Eu fiz o curso primário nas Escolas Reunidas Cesar Zama, em Xique-Xique (BA), no período de 1950 a 1954.
Nessa época todo o trabalho de escrita na escola era feito utilizando-se uma "pena" e um tinteiro. Ainda não havia chegado na cidade as famosas canetas-tinteiro e muito menos as esferográficas que ainda estavam para ser inventadas.
O meu instrumento de escrita, portanto, era uma "pena" de metal que, encastoada numa haste de madeira, era imersa num pequeno tinteiro com tinta e servia para a gente escrever o ditado diariamente feito pela professora bem como as avaliações mensais e de final de ano.
Estou relembrando este fato para dizer que já em 1931, vinte anos antes, já existia a tinta de marca "Quink" especialmente fabricada para encher a carga da caneta Parker, o que significa que a mais famosa caneta-tinteiro já existia sendo utilizada pelas pessoas importantes e autoridades de todo o mundo e nem sinal desse instrumento aparecer em Xique-Xique.
Por isso, durante o curso primário que fiz no Cesar Zama, tínha que carregar todos os dias o tinteiro, pequeno recipiente de vidro escuro, com uma tampa de cortiça onde era armazenada a tinta, preta ou azul, que seria utilizada nos exercícios escolares.
Muitas vezes o tinteiro se abria e todos os livros e cadernos ficavam sujos de tinta. Era um desastre pois além do castigo que iria receber em casa tínha que passar o resto do ano com os cadernos e livros sujos de tinta, pois, nao havia dinheiro para a compra de outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário