sábado, 30 de outubro de 2010

Velhas fotos de Salvador: OS BONDES EM SALVADOR (BA)


O BONDE

A cidade do Salvador (BA) foi uma das primeiras a utilizar como transporte coletivo os bondes de tração animal.
Em 1869 a Companhia Vehiculos Economicos inaugurou a linha entre o Bonfim e Itapagipe
Em 1870, o empresário António de Lacerda fundou a Companhia de Transportes Urbanos iniciando uma linha de bondes, tração animal, fazendo a linha Praça da Piedade, na Av. Sete até o bairro da Graça.
Mais tarde, em 1871, a Companhia Trilhos Centrais, inaugurou uma nova linha de bondes fazendo o percurso da Praça do Campo Grande ao bairro do Rio Vermelho e outra partindo do terminal da Rua da Barroquinha, passando pela Rua Dr. J. J. Seabra (Baixa do Sapateiro) até Quintas e Soledade.
No ano de 1906 a cidade do Salvador (BA) já contava com bondes elétricos percorrendo toda a cidade.
A fotografia colorida foi obtida em 1958 e retrata um bonde elétrico passando em frente à estátua do Poeta Castro Alves, na Praça do mesmo nome.

2 comentários:

  1. Maravilhoso registros da nossa história. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Até 1962 me falaram q ainda tinha bonde em Salvador,mas, aqui em Aracaju, foi uma das capitais brasileira q mais cêdo erradicou os seus bondes e q ñ foi tão bem do meu alcance por causa disso. Seria ótimo se fosse como São Paulo q até 1968 ainda tinha e q eu alcançaria muito bem. Em Salvador, uma professora de renome e conceituada historiadora, Chamada Valéria, queria ter um resgate dos mesmo, só q moderno e fechados, ainda fez obras ali no IGUATEMI próximo a Rodoviária, um estacionamento q hj serve p,ra ônibus, só q os protestos foi ferrenho e radical, dizendo q ñ iria dar certo por causa do grande congestionamento de automóveis hj em dia na cidade e o negócio deu-se por acabado. Enfim, bonde é uma saudade.

    ResponderExcluir