sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Foto Antiga de Xique-Xique (BA): ENCHENTE DE 1949.


O VELHO CHICO FORA DO LEITO

Esta antiga foto colhida no ano de 1949, por ocasião da grande enchente do Rio São Francisco, destaca o cruzamento da Praça Getúlio Vargas com a Rua Visconde do Rio Branco, local onde se situava o comércio xiquexiquense.
Essas grandes enchentes aconteciam quando o Velho Chico corria desembestado na direção Sul/Norte, rumo ao mar. Sem peias, o grande rio ia inundando todas as cidades ribeirinhas e expulsando os beiradeiros para os locais mais altos.
Hoje o Rio São Francisco está domado pelas duas grandes represas de Três Marias (MG) e Sobradinho (BA) e suas águas descem calmas e domesticadas para, após a geração de energia elétrica que alimenta o Brasil, formar o Oceano Atlântico.
Por isso, hoje é desnecessário o famigerado PAREDÃO que enfeia a cidade de Xique-Xique, retirando-lhe a bela vista do Lago Ipueira além de ser um vetor para várias doenças e contaminações vez que somente é utilizado como sanitário público.

FAÇAMOS UMA CORRENTE EM PROL DA DERRUBADA DO PAREDÃO.


Um comentário:

  1. Juarez, nas minhas comunidades e orkut de Xique-Xique minha cidade, tambem faço essa campanha, tou com voce. Abraços e Feliz 2011

    ResponderExcluir