segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CRÔNICA DE VALTÉRCIO

Em 1955, quando iniciei o Curso Ginasial no Colégio D. Bosco, na cidade de Petrolina (PE), tinha como colega de sala a conterrâneo Valtércio Nogueira, e a partir daí nos tornamos amigos.
Entre 1956 e 1958, ausentei-me do Colégio D. Bosco pra estudar os 3 anos restantes do Ginásio, como aluno interno no Colégio Antônio Vieira, em Salvador (BA) e, quando alí iniciei, em 1959, o 1º ano do Curso Científico fui surpreendido com a chegada do amigo Valtércio período em que tivemos oportunidade de solidificar a nossa amizade.
Saí do Colégio Antônio Vieira para concluir os dois últimos anos do Científico (1960/1961) no Colégio da Bahia (CENTRAL) e Valtércio continuou no Colégio Vieira, nos aos 1960/1961, tendo ali concluído o Científico. Cada um de nós tomamos rumos e profissões diferentes, mas, até hoje mantemos a velha amizade.
Eis que, recebo com surpresa e alegria o envio de uma crônica do amigo, hoje residindo em Brasília (DF), relatando vivências acontecidas no ano de 1961, no Colégio Vieira, à qual tenho imensa satisfação em publicá-la neste modesto blog.


"ELEIÇÕES NO COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA
Valtércio Nogueira
Corria o ano de 1961. A Bahia respirava eleições. Nomes de candidatos afloravam para cargos nas Assembléias Legislativas do Estado, à Câmara Federal e à Presidência da República em Brasília. Nasciam em Salvador os nomes políticos de João Dórea, Rubião Braz, Vieira de Melo, Lafaiete Coutinho e outros menos conhecidos.
O Colégio Antônio Vieira como não poderia ser diferente, foi contaminado por essa chama eleitoral. Discussões acaloradas preenchiam o tempo dos alunos externos e principalmente dos internos, que defendiam com veemência própria da juventude, os nomes dos líderes que deveriam governar os destinos do Brasil e da nossa amada Bahia.
Alimentados por esses fatos políticos do momento, surgiu a idéia de escolher dentre os alunos internos, aquele que pudesse representar a dita sofrida classe de alunos perante os superiores, in casu, o Reitor do Colégio, o Prefeito, enfim, os padres jesuítas.
Incontinenti, apresentou-se como candidato para defender os interesses dos internos , ELEUTÉRIO GOMES, o popular LELEU, baiano de Maragojipe , mulato forte, troncudo, bom de bola, alegre, brincalhão, piadista e aluno do curso clássico, evidentemente com pretensões jurídicas.
Em oposição ao Leleu, brotou o nome de JESULINDO BIONDI, baiano de Jequié, também carismático e dura realidade, candidato dos padres jesuítas, entretanto, aluno aplicado do curso científico, objetivando à carreira médica.
Apoiada a democrática decisão eleitoreira, foram registrados os nomes de ELEUTÉRIO e JESULINDO, como candidatos, os quais de chofre, saíram em campanha por todo o colégio, expondo cada um sua plataforma de trabalho a ser desenvolvido em favor da classe dos internos.
Leleu o mais desenvolto, anunciava aos quatro cantos do Vieira as metas da sua futura gestão, e em entusiasmo, pediu ao grupo do qual este modesto escriba fazia parte, que elaborasse um “slogan” de campanha enaltecendo sua candidatura para ser afixado em forma de cartazes nas paredes e murais do colégio.
Imbuídos desta tarefa, os liderados eleuteristas, produziram a mensagem política emoldurada sob cartazes, os quais foram afixados em todos os recantos do Antonio Vieira.
A mensagem solicitada ou o “slogan” em destaque abaixo, assim expressava:
PARA NINGUEM BOTAR NEM NO MEU, NEM NO SEU, VOTE NO LELEU.

O “slogan”causou risos e Leleu, infelizmente, perdeu as eleições.
Até hoje, acredito, que o nosso Leleu não sabe quem foi o autor da frase."

2 comentários:

  1. Isso é típico de Valtercio, comigo ele já aprontou muito embora eu retrucasse, mas ele nunca se emendou e até hoje continua o mesmo. Acho que estou ganhando dele de 100 a 98, me divirto muito mas sempre com bom humor e ireverência com as mulecadas dele. Moramos perto sempre estamos juntos.

    Vilmar Lustosa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Joarez conheci seu blog casualmente e adorei, sou artista plastico de Bom Jesus da Lapa - BA, pinto muito o rio são francisco, atualmente estou pintando uma serie de telas sobre vapores antigos e estou satisfeito com resultado conheça um piuco do meu trabalho no meu blg:http://leocostaartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir