segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Foto Antiga: Desfile da Primavera em Xique-Xique (BA)

DESFILE DA PRMAVERA

Por incrível que pareça a data da chegada da primavera no mês de setembro, era, na década de 1960, muito comemorada em Xique-Xique, não obstante contarmos com apenas duas estações na região: Inverno, caracteizado pela estação chuvosa e Verão época da estiagem, da falta de chuvas, quando o gado muitas vezes morria de sede nas fazendas da caatinga.
Mas, a tradição do desfile da primavera, que existia desde o tempo da Escolas Reunidas Cesar Zama, foi incrementado após a criação do Ginásio Senhor do Bonfim, principalmente sob a direção do Dr. Hélcio Bessa, principal animador da festa.
Era disputado o concurso para a eleição da "rainha da primavera" e das duas "princesas" que a acompanharia em cima do carro alegórico, ricamente enfeitado e que desfilava por toda a cidade.
A foto que ilustra é de um desses desfiles quando da passagem do carro pela Rua Getúlio Vargas.
Vejam se identificam a "rainha" e as "princesas".

Um comentário:

  1. Olá Juarez, muito obrigada por postar essa foto! A rainha da Primavera nesta foto era minha avó (Neuza Pires de Carvalho) ela também fez parte da primeira turma de professores do Colégio Municipal Senhor do Bonfim (1964). Fico muito agradecida pela postagem! abraços

    ResponderExcluir