terça-feira, 29 de março de 2011

CORONÉL PHILADELPHO GOMES DE MIRANDA


A distinta seguidora do Blog Juarez Morais Chaves, Rosadélfia Fraga de Miranda Silva (ROSA), gentilmente enviou-me algumas fotos do seu genitor PHILADELPHO GOMES DE MIRANDA (ou FILADELFO MIRANDA) após ler matéria publicada no blog sobre a festa do centenário de Xique-Xique (BA), ocorrida no dia 06.07.1932 e comemorado pelo Intendente José de Souza Nogueira (1930/1933), da qual, segundo pesquisas feita pelo Prof. Cassimiro Machado Neto, o referido FILADELFO MIRANDA teria sido um dos colaboradores escolhidos pelo Intendente.

ROSA, acredita que Fildelfo Miranda seria o seu pai Philadelpho Gomes de Miranda, nascido em Gameleira do Assuruá, e que conviveu com o Coronel Militão, defendendo a cidade de Barra do Mendes (BA) em diversas lutas. Teria conhecido, também, o Cel. Horacio de Matos durante a perseguição feita à Coluna Prestes. Informa que com o fim da revolução seu pai se mudou para a cidade de Cuiabá (MT), onde ela teria nascido. Informa ainda que seu pai Philadelpho Miranda faleceu em Goiania-GO em 1972.

Caso alguém tenha conhecimento desse assunto, as fotos podem ajudar, favor entrar em contato com Juarez M. Chaves, via juarezchaves@yahoo.com.br




Um comentário:

  1. Caro Juarez, Filadelpho Gomes de Miranda foi na verdade uma figura muito importante para a nossa região. Com apenas 15 anos de idade veio em auxilio do Coronel Militão Coelho nas lutas de 1919 em Barra do Mendes, e que em 1926 se ingressou no Batalhão Patriótico Lavras Diamantina adquirindo então a patente de 1ºTenente. Creio que ele não foi coronel, mas sim Capitão.

    ResponderExcluir