domingo, 27 de março de 2011

Enchentes do Rio São Francisco em Xique-Xique (BA)

AS ENCHENTES

Enchentes do Rio São Francisco são coisas rotineiras que vêm acontecendo há milhares de anos.

Mas, segundo o nosso pesquisador, Prof. Cassimiro Machado Neto, somente a partir do ano de 1780, essas cheias começaram a ser registradas pelas nosas autoridades municipais.

Prova disso é que, segundo o ilustre Professor, no dia 20 de junho de 1857 a Câmara de Vereadores de Xique-Xique enviou ao presidente da província da Bahia um completo relatório sobre o Município, o qual, entre outras informações, dava conta, também, das principais enchentes do rio e sentidas pelos xiquexiquenses nos últimos 70 anos. Vejam a parte do relatório oficial que trata das cheias do Velho Chico: I - No ano de 1780, as águas do Rio São Francisco subiram oito palmos e chegaram até as portas da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus; II - No ano de 1791 a enchente foi maior dois palmos que a do ano anterior e chegou a invadir o interior da Matriz do Senhor do Bonfim inundando-o com três palmos d'água; III - No ano de 1792 a enchente foi muito grande com as águas se elevando a dezesseis palmos e inundando toda a comunidade. Foi nessa enchente que, não aguentando a pressão da água, a modesta Igreja do Senhor do Bonfim desmoronou-se. IV - No ano de 1802 aconteceu novamente uma grande enchente, tendo as águas do rio alcançado a segunda rua da cidade; V - No ano de 1813 novamente uma grande enchente invadiu Xique-Xique e atingiu a segunda rua com águas numa profundidade de três palmos; VI - Nos anos de 1838, 1839, 1840 e 1941, aconteceram quatro grandes enchentes consecutivas tendo o rio se elevado a dezesseis palmos e cobrindo praticamente toda a cidade. Foi uma calamidade que se abateu sobre à pequena Xique-Xique de então; VII - No ano de 1843 aconteceu uma das maiores enchentes do rio, tendo a cidade ficado comletamente tomada pelas águas. Nessa ocasião, a Igreja do Senhor do Bonfim que ainda estava em fase de reconstrução face ao desmoronamento ocorrido na enchente de 1792, novamente foi destruída pelas águas.

Informações colhidas no livro "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique - História de Chique-Chique", de autoria do Prof. Cassimiro Machado Neto)
OBS.: A foto que ilustra esta matéria é das Avenida Getúlio Vargas e Rio Branco tomadas pelas águas do Velho Chico na cheia de 1949.

Nenhum comentário:

Postar um comentário