domingo, 27 de março de 2011

Prefeito de Xique-Xique (BA): JOSÉ MAGALHÃES

PREFEITO MUNICIPAL JOSÉ MAGALHÃES
Mandato: 01 de janeiro de 1993 a 01 de janeiro de 1997.
Presidentes da República: Fernando Collor de Melo e Itamar Augusto Cautiero Franco.
Governadores da Bahia: Antonio Carlos Magalhães, Antonio José Imbassahy e Paulo Souto

José Magalhães nasceu no dia 09 de outubro de 1954, no distrito de Iguira, município de Xique-Xique. Na sede do Município estudou os cursos primário e ginasial, indo fazer o científico em Salvador, onde se graduou em Medicina. Por concurso público tornou-se servidor estadual e por muitos anos pertenceu ao quadro de médicos do Hospital Julieta Viana, em Xique-Xique. Em 1994 em sociedade com outros médicos construiu o Hospital Senhor do Bonfim, onde passou, também, a exercer a medicina. Aceitando convite do seu colega de profissão, o também médico Reinaldo Teixeira Braga, na ocasião deputado estadual, candidatou-se a prefeito da cidade vencendo as eleições de 1992, para um mandato de 1º de janeiro 1993 a 31 de dezembro de 1996, como o 13º prefeito eleito pelo povo, em substituição ao Sr. Raul Teixeira Braga. Tão logo tomou posse iniciou uma reforma administrativa, criando secretarias, gerência e descentralizando as principais atividades administrativas para uma maior rapidez das decisões.

Para compor o primeiro escalão administrativo, escolheu o ex-prefeito Carlos de Souza Santos para comandar a Chefia do seu Gabinete. Para cuidar dos assuntos jurídicos do município escolheu o competente advogado, atuante no foro, Dr. Édson Lopes Rocha. As quatro secretarias criadas ficaram assim comandadas: Administração e Finanças: Vilma Gomes dos Santos; Saúde: Joel Peregrino Braga; Educação, Cultura e Desportos: Francisco Marçal Filho e Obras, Transportes e Serviços Públicos: Esdras de Freitas Rocha.
Resumidamente, o Prefeito José Magalhães, destacou-se pelas seguintes realizações: 1 – Na Área de Educação: - Construiu o Ginásio Municipal da Vila de Nova Iguira, que começou a funcionar no ano de 1996; - Colocou em funcionamento um Curso Pré-Vestibular, às custas da Prefeitura para atendimento às pessoas carentes; - Construiu o Prédio Escolar Antonio Marçal da Silva, no Distrito de Iguira; - Construiu 10 (dez) escolas em diversas localidades espalhadas pelo interior do município; 2 – Na Área de saúde:
- Colocou em funcionamento os seguintes Postos Médicos na Sede e nos distritos: Posto Médico Dr. Délio de Souza Ledoux, no bairro Senhor do Bonfim; Posto Médico Dr. Clodoaldo de Magalhães Avelino, no bairro de Pedrinhas; Posto Médico da Vila de Nova Iguira, além da aquisição de ambulância para o atendimento dos pacientes.
3 – Na Área Social: - criou unidades da Farmácia do Povo, anexas aos Postos Médicos dos bairros das Pedrinhas e do Senhor do Bonfim; - construiu a Creche Nanita Lacerda de Magalhães, no bairro das Pedrinhas. 4 – Na Zona Rural - Instalou a energia elétrica no Distrito de Iguria; - Perfurou poços tubulares e artesianos, em diversas pequenas comunidades localizadas no interior do Município;
Poder Legislativo – Durante o mandato do Prefeito José Magalhães, no quadriênio 1993-1997 a Câmara Municipal foi composta dos seguintes vereadores: Dário Antonio de Figueiredo, Eliecy Félix Tarrão, Everaldo Nilo da Franca Pinheiro, Francisco Marçal Filho, João Guedes de Carvalho, Joaquim Lopes Rabelo, Juscelino Paranhos Rio Branco, Laércio Muniz Ferreira, Marivaldo Figueiredo Santos, Ronildo Joaquim de Almeida, Rúbison Bruno Lobo, Sérgio Luiz Figueiredo Nogueira e Valmir Magalhães.

Projetos aprovados pelos Vereadores de Xique-Xique e que sancionados pelo prefeito José Magalhães, tornaram-se leis: - Lei Municipal nº 361, de 13 de maio de 1993, denominando Rua dos Maçons à artéria que liga as ruas Erotides Bessa Nogueira e Reinaldo Teixeira Braga, bairro Polivalente; - Lei Municipal nº 362, de 13 de maio de 1993, denominando Osmar Guedes à antiga Rua Trinta e um, localizada no bairro São Francisco de Assis; Lei Municipal nº 367, de 07 de julho de 1993, denominando Conjunto Habitacional Raul Braga ao novo setor residencial construído ao noroeste do bairro Senhor do Bonfim; Lei Municipal nº 368, de 07 de julho de 1993, denominando Centro Social Raul Braga ao espaço de prestação de serviços públicos diversos, localizado no bairro Senhor do Bonfim; Lei Municipal nº 369, de 07 de julho de 1993, denominando de Rua Cincinato Figueiredo à antiga Rua Leste-Oeste, localizada no bairro São Francisco de Assis; - Lei Municipal nº 375, de 21 de setembro de 1993, denominando a Rua Quintino Nogueira Filho à antiga Travessa da Maternidade, localizada no bairro São Francisco de Assis; - Lei Municipal nº 380, de 05 de novembro de 1993, denominando Avenida Raul Teixeira Braga à antiga Avenida Norte-Sul, localizada no bairro São Francisco de Assis; - Lei Municipal n° 391, de 18 de abril de 1994, denominando Prédio Escolar João Francisco Machado a uma escola construída no povoado de Mato Grosso, distrito de Nova Iguira; - Lei Municipal n° 392, de 18 de abril de 1994, denominando Prédio Escolar Anastácio Pereira de Menezes a uma escola construída no povoado de Juremal, distrito de Nova Iguira; - Lei Municipal n° 393, de 18 de abril de 1994, denominando Prédio Escolar José Sancho Martins a uma escola construída no povoado de Vicentes, distrito de Nova Iguira; - Lei Municipal n° 394, de 18 de abril de 1994, denominando Prédio Escolar Joviniano Santana a uma escola construída no povoado de Angico Grande, distrito de Nova Iguira; - Lei Municipal n° 395, de 18 de abril de 1994, denominando Prédio Escolar Antonio Marçal da Silva a uma escola construída no povoado de Marreca Velha, distrito de Nova Iguira; - Lei Municipal n° 396, de 18 de abril de 1994, denominando Rua Edgardo Pessoa da Silva à antiga Rua Navarro de Brito localizada no bairro da Ponta da Ilha.

Informações colhidas no livro "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique - História de Chique-Chique", de autoria do Prof. Cassimiro Machado Neto)



Nenhum comentário:

Postar um comentário