segunda-feira, 18 de abril de 2011

A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS ENTRE NÓS.

Segundo os Teólogos MARCUS J. BORG e JOHN DOMINIC CROSSAN, no livro por eles escrito "A ÚLTIMA SEMANA", o Evangelho de São Marcos é o único que relata a última semana de Jesus, dia a dia, detalhando acontecimentos com à hora em que aconteceram, pela manhã ou à tarde. Apenas o Evangelista Marcos teve o cuidado de contar a história de modo que os cristãos pudessem acompanhar os acontecimentos dia após dia e, eventualmente, hora a hora. É como se ele quisesse construir uma base deliberada para uma futura liturgia da Semana Santa que começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, sem deixar escapar qualquer acontecimento durante esse período. Vejamos pois, no decorrer desta semana, a história contada pelo Evangelista Marcos relendo o seu evangelho desde o domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa.

I) Dia 18.04.2011 - SEGUNDA FEIRA- MARCOS, 11:12-19 - JESUS EXPULSA OS VENDILHÕES DO TEMPLO



"No dia seguinte, ao sairem de Betânia, Jesus teve fome. Vendo a distância uma figueira que tinha folhas, foi ver se encontrava nela algum fruto. Aproximou-se da árvore, mas encontrou apenas folhas, porque não era tempo de figos. Ele disse à figueira: "Jamais alguém coma frutos de ti." E os discípulos ouviram.

Então chegaram a Jerusalém e Jesus entrou no templo. E começou a explusar os que no templo vendiam e compravam, e derrubou as mesas dos trocadores de moedas e as cadeiras dos que vendiam pombos; e não consentia que ninguém transportasse nada pelo templo. Ensinava e dizia: "Não está porventura escrito: 'Minha casa chamar-se-á casa de orações para todas as nações?' Mas vós fizestes dela um covil de ladrões." E quando os sumos sacerdotes e os escribas ouviram-no, procuravam um modo de matá-lo. Temiam-no, porque toda a multidão estava fascinada com seus ensinamentos.

E no fim da tarde, Jesus e seus discípulos saíram da cidade."


Livros: "A Última Semana", de Marcus J. Borg e John Dominic Crossan

"Bíblia Sagrada" - Evangelho de São Marcos


Nenhum comentário:

Postar um comentário