quarta-feira, 20 de abril de 2011

A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS ENTRE NÓS



Segundo os Teólogos MARCUS J. BORG e JOHN DOMINIC CROSSAN, no livro por eles escrito "A ÚLTIMA SEMANA", o Evangelho de São Marcos é o único que relata a última semana de Jesus, dia a dia, detalhando acontecimentos com à hora em que aconteceram, pela manhã ou à tarde. Apenas o Evangelista Marcos teve o cuidado de contar a história de modo que os cristãos pudessem acompanhar os acontecimentos dia após dia e, eventualmente, hora a hora. É como se ele quisesse construir uma base deliberada para uma futura liturgia da Semana Santa que começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, sem deixar escapar qualquer acontecimento durante esse período.Vejamos pois, no decorrer desta semana, a história contada pelo Evangelista Marcos relendo o seu evangelho desde o domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa e hoje enfocando a quarta-feira, 4º dia da última semana.


I) Dia 20.04.2011 - QUARTA-FEIRA- MARCOS, 14: 1-11


Dali a dois dias era a Páscoa e festa dos pães ázimos. Os sumos sacerdotes procuravam um modo de prender Jesus em segredo e matá-lo; pois diziam: "Não durante a festa, pois pode haver tumulto entre o povo".

Enquanto ele estava em Betânia sentado à mesa na casa de Simão, o leproso, chegou uma mulher com um vaso de alabastro com ungüento de nardo, muito caro, e ao quebrar o vaso, derramou-lhe ungüento sobre a cabeça. Alguns disseram aos outros com raiva: "Por que o bálsamo foi desperdiçado desse modo? Ele poderia ter sido vendido por mais de trezentos denários, e o dinheiro poderia ter sido dado aos pobres." E a repreenderam. Mas Jesus disse: "Deixai-a em paz; por que a molestais? Ela fez uma boa obra para mim. Porque vós sempre tendes os pobres convosco e podeis demonstrar gentileza a eles sempre que quiserdes; mas não me terão para sempre. Ela fez o que pôde; ungiu meu corpo antes, par o enterro. Em verdade vos digo, onde quer que a boa nova seja proclamada em todo o mundo, o que ela fez será contado em memória dela."

Então Judas Iscariotes, que era um dos doze, foi até os sumos sacerdotes para entregar Jesus a eles. Quando eles ouviam, ficaram muito satisfeitos e prometeram lhe dar dinheiro. Assim ele começou a procurar uma oportunidade de entregá-lo."


- A Bíblia Sagrada;

- "A Última Semana" - Marcus J. Borg e John Dominic Crossan

Nenhum comentário:

Postar um comentário