sexta-feira, 22 de abril de 2011

A ÚLTIMA SEMANA DE JESUS ENTRE NÓS




Segundo os Teólogos MARCUS J. BORG e JOHN DOMINIC CROSSAN, no livro por eles escrito "A ÚLTIMA SEMANA", o Evangelho de São Marcos é o único que relata a última semana de Jesus, dia a dia, detalhando acontecimentos com à hora em que aconteceram, pela manhã ou à tarde. Apenas o Evangelista Marcos teve o cuidado de contar a história de modo que os cristãos pudessem acompanhar os acontecimentos dia após dia e, eventualmente, hora a hora. É como se ele quisesse construir uma base deliberada para uma futura liturgia da Semana Santa que começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, sem deixar escapar qualquer acontecimento durante esse período.
Vejamos pois, a história de Jesus contada pelo Evangelista Marcos relendo o seu evangelho desde o domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa e hoje enfocando a sexta-feira, 6º dia da última semana.


I) Dia 22.04.2011 - SEXTA-FEIRA- MARCOS, 15: 22-32


Então levaram Jesus ao lugar chamado Gólgota (que significa lugar da caveira). E lhe ofereceram vinho misturado com mirra, mas ele não tomou. E o crucificaram e dividiram suas roupas entre eles, fazendo sorteios para decidir o que cada um levaria.

Era a terceira hora (9 h) quando o crucificaram. A inscrição da acusação contra ele dizia "Rei dos Judeus". E com ele crucificaram dois salteadores, um a direita e outro a esquerda. Os que passavam zombavam dele, dizendo: "Ah! Voce que ia derrubar o templo e reconstruí-lo em três dias, salve-se e desça da cruz!" Do mesmo modo os sumos sacerdotes, junto com os escribas também zombavam entre si dizendo: "Ele salvou os outros; não pode salvar a si mesmo. Que o Messias, o rei de Israel, desça da cruz agora, para que possamos ver e acreditar." Os que foram crucificados com ele também o injuriavam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário