sexta-feira, 24 de junho de 2011

Foto Antiga de Xique-Xique: DATILOGRAFIA EM XIQUE-XIQUE

PRIMEIRA TURMA - 1930

Como bem demonstra a foto, o Curso de Datilografia sempre foi muito procurado e frequentado pelos jovens xiquexiquenses.

A foto registra os datilógrafos concludentes de 1930 e nela estão grandes personagens da nossa terra.

Na década de 1950 eu concluí esse curso tendo como mestra a Profa. Diva Dourado que transmitiu essa técnica a dezenas de jovens e que muito me serviu quando fiz o primeiro concurso público.

Atualmente com a popularidade dos computadores, que têm o mesmo teclado das máquinas de datilografia, esse curso não mais é procurado e os jovens se contentam em operar o teclado utilizando apenas 2 ou 3 dedos.

Mudaram até o nome de DATILOGRAFAR para DIGITAR.

Para mim, DATILÓGRAFO é o que, usando o teclado do computador, escreve textos utilizando os 10 dedos das mãos ao passo que DIGITADOR é que escreve usando no máximo 4 dedos. Eram, como a gente chamava naquele tempo de CATILÓGRAFO, pois, ficava "catando" as letras no teclado.

Eu sou datilógrafo, ex-aluno da Profa. Diva Dourado.

Um comentário:

  1. Também sou Datilógrafo e em homenagem/nostalgia ao passado recente escrevo meus posts em uma Remington 17. Dá uma olhada lá: www.blogdoantiquado.blogspot.com

    ResponderExcluir