sábado, 2 de julho de 2011

Fato Histórico de Xique-Xique: COLÔNIA DE PESCADORES



OS PESCADORES EM XIQUE-XIQUE (BA)
Os primeiros homens que colonizaram o Rio São Francisco foram os garimpeiros que penetraram pelo Brasil adentro procurando ouro e pedras preciosas para um enriquecimento rápido. Logo em seguida aos garimpeiros surgiram os grandes donos de fazendas de gado, os colonos os vaqueiros, os escravos e outros habitantes que ganhavam a vida nos sertões do São Francisco. A profissão de pescador surgiu como conseqüência da necessidade que toda essa população precisava comer. O grupo de pessoas em Xique-Xique que passou a se dedicar à pesca exercia essa atividade de maneira empírica e sem profissionalismo coletando o peixe no Lago Ipueira, por meio de anzóis e redes rudimentares. Somente com a chegada do século XX essa atividade começou a se preocupar com a profissionalização dos seus componentes e no dia 03 de maio de 1957, após uma grande movimentação dos pescadores xiquexiquenses foi criada a Colônia dos Pescadores Z-37 de Xique-Xique, que teve como sócios fundadores os seguintes pescadores: Domingos Alves da Costa, José de Assis Ribeiro, Manoel Pedro da Costa, José Francisco da Silva, Joaquim Alves da Costa, Joaquim Francisco da Costa, João Pereira da Costa, Francisco Pereira da Costa, José Alves da Costa, Francisco Alves da Costa, Germano Pereira Filho, Justiniano Ferreira da Silva e o tenente da Marinha Eduardo Eustáquio dos Santos – da Capitania dos Portos do Vale do São Francisco.
De lá até hoje, inúmeras e variadas foram as conquistas da Colônia de Pescadores Z-37 em favor de seus associados, tais como a construção da sede própria, aposentadoria, seguro desemprego durante o defeso, salário maternidade, auxílio doença e pensão familiar.

(Informações extraídas do livro "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique - História de Chique-Chique", do Prof. Cassimiro Machado Neto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário