domingo, 18 de setembro de 2011

Fato Histórico de Xique Xique (BA): EXTINÇÃO DA COMARCA

A Comarca de Xique Xique (BA) foi criada em 14.12.1857, pela Lei Provincial nº 650, e recebeu a denominação de Comarca do Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique, tendo como seu primeiro Juiz de Direito o bacharel Dr. Francisco Pacheco Pereira.
Para surpresa de todos, passados 35 anos de existência, a nossa Comarca foi extinta em 03 de agosto de 1892, em pleno Regime Republicano, sendo governador do estado da Bahia Joaquim Manoel Rodrigues Lima (28.05.1892-28.05.1896).
Devido à extinção da Comarca todos os arquivos da Justiça foram transferidos para a cidade do Salvador, por determinação do Tribunal de Justiça da Bahia e todos os feitos da Justiça, depois dessa data, relativos a Xique Xique passaram para a ser realizados no vizinho Município da Barra.
Somente no ano de 1915, 23 anos após a extinção, a Comarca de Xique Xique foi reinstalada como de primeira Entrância, por determinação do Governador da Bahia J.J. Seabra, que desejava restabelecer a ordem pública na cidade, abalada pelas constantes brigas entre os líderes políticos da época.

OBS: Dados históricos extraídos do livro do Prof. Cassimiro Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário