sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Foto Denúncia: Mercado Municipal São Francisco

O MERCADO DE FRUTAS, VERDURAS E OUTRAS COISAS MAIS.



O nosso "Mercado Municipal São Francisco" foi construído e inaugurado no ano de 1950 pelo então Prefeito Municipal de Xique Xique (BA), Sr. Aurélio Gomes de Miranda (Seu Lelé), e, devido a pujança do prédio, para a época, sempre foi uma referência não só para a cidade mas também para todas as comunidades vizinhas.
Sobre a obra, assim se pronuncia o nosso grande pesquisador, historiador e Prof. Cassimiro Machado Neto:
"Com a planta arquitetônica e o projeto de construção nas mãos, diuturnamente o prefeito Aurélio Gomes Miranda e sua equipe administraram a obra desde o alicerce, passando pelo telhado e pelo acabamento. Muitos meses de luta e de economia, sem qualquer ajuda externa. Depois de muita paciência e persistência o Mercado São Francisco estava pronto, lindo, gigantesco – a maior construção desde a implantação das Escolas Reunidas César Zama, pelo coronel Francisco Xavier Guimarães, Prefeito Municipal, em 1937. A construção do Mercado Municipal São Francisco foi planejada em 1948, iniciada em 1949 e concluída no 2º semestre de 1950 – ano eleitoral"



Pois bem, o nosso Mercado, hoje, está em completo abandono como bem mostra as fotos ilustrativas. Pior do que o abandono da obra é o risco que corre a população ao adquirir frutas e verduras expostas nas calçadas do Mercado, sem as mínimas condições de higiene. Além da sujeira existente nas calçadas deterioradas, as águas sujas correm livremente dos canos para o entorno do Mercado.
A parte interna do Mercado nada fica a dever, em sujeira e descaso à parte externa, haja vista o total abandono das bancas em pleno dia de feira.

Os nosso poderes Estadual, Municipal, Judiciario e Ministério Público, bem que poderiam dar uma força no sentido de conseguir melhorar a higiene do local onde estão expostas frutas e verduras que são consumidas pelo xiquexiquenses, além de, é claro, agilizar a restauração de tão bonito prédio para que não venha a ser destruído a exemplo do antigo e belo prédio da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário